Respostas sobre a vida
Pra você, o que é a vida? Mergulhe nas abordagens presentes nesta experimentação audiovisual.
(+) Assista >>>>
 
A viola e o tempo
Os sentimentos presentes nos instantes de união com a viola e os desafios enfrentados no aprendizado do instrumento. A música como alimento da alma. A origem e o destino da viola.

(+) Assista >>>>

 
Viola mística
Minúcias de alguns dos toques tradicionais na viola caipira. A viola como extensão do corpo e da vida social de quem a toca. O amor por este instrumento que simboliza o Brasil.
(+) Assista >>>>

 
Memória requinta
Entre bordões e requintas em movimento, violeiros e violeiras ponteiam percepções sobre a memória.
(+) Assista >>>>
 
Vocação violeira
Prosas sobre a importância da viola pontuadas por Zé Mulato e Cassiano, Aparício Ribeiro, Cacai Nunes, Roberto Corrêa, Advogado e Engenheiro, Joaquim de Felipe, Marcos Maciel, Marcello Linhos, Carol Carneiro, Zé Moacir e Zitão.
(+) Assista >>>>
 
Me responda cantador
Os repentistas Donzílio Luiz, Chico de Assis, João Santana, Zé Moacir, Messias de Oliveira e Valdenor de Almeida apresentam algumas modalidades da cantoria, além de toques e ritmos na viola dinâmica.
(+) Assista >>>>
 
Ser ou não ser caipira
As definições de caipira de acordo com o olhar e o musicar de Zé Mulato e Cassiano, Roberto Corrêa, Dyego Violeiro e Pedro Vaz, com participação especial do Duo Viola Progressiva (Marcos Mesquita e Vitor Mesquita).
(+) Assista >>>>
 
Flor do Cerrado
Os violeiros Aparício Ribeiro, Carol Carneiro, Cacai Nunes, Marcello Linhos, Zé Mulato e Cassiano prestam homenagem a Brasília e ao Cerrado brasileiro.
(+) Assista >>>>
 
Artes da memória
O que é memória para você? Eis o enigma proposto neste documentário. A partir de imagens, aromas, sabores e paisagens sonoras, voos e mergulhos sobre os sentidos da memória e a memória dos sentidos.
(+) Assista >>>>
 
Ribeirão Foto Sensível
Narrativas de moradores e moradoras do Ribeirão da Ilha em torno de fotografias antigas da região registradas em sua maioria entre as décadas de 1930 e 1970 e levantadas junto a acervos públicos e privados de Florianópolis-SC.
(+) Assista >>>>
 

As relíquias de Idalino Gaiteiro
Lembranças, canções e objetos de Idalino Barbosa. Com sua inseparável gaita, ele apresenta suas relíquias, entre versos de Terno de Reis e de Ratoeira.
(+) Assista >>>>

 
Ao aroma do café
Quais os segredos latentes nas fotos de Armínio Kaiser? Olhares, vozes e sentidos em torno de quadros silenciosos que permanecem à espreita, a provocar antigos sentimentos e novos questionamentos.
(+) Assista >>>>
 
Inventorias
Poesias e profecias na construção de instrumentos. As visões de mundo de quatro luthiers autônomos, que refletem sobre o universo da construção artesanal de instrumentos musicais de madeira.
(+) Assista >>>>
 

Viola encantada
Violeiros e violeiras revelam suas relações com o instrumento e a cultura caipira.
(+) Assista >>>>

 

Alma sonora
Personagens e bastidores da Escola de Lutheria de Atibaia, abordando as minúcias na construção de violas, da escolha da madeira aos detalhes de acabamento.
(+) Assista >>>>

 
Como nascem as toadas
“A viola não tem diploma. Mas ela diploma a pessoa. Ela faz uma pessoa ser sábia”. (Tião Mineiro, violeiro).
(+) Assista >>>>
 
A música do ser
Se você fosse uma música, que música seria? Os violeiros João Arruda, Paulo Freire, Tião Mineiro e Renival Cruz revelam suas respostas neste curta.
(+) Assista >>>>
 
Pacto cobra
Histórias e estórias contadas por violeiros de Campinas-SP sobre pactos, simpatias, cobras, crenças...
(+) Assista >>>>
 
Mestre conselheiro
O convívio entre mestres e aprendizes é o que faz com que versos, valores, t
oques e toadas populares atravessem gerações. Tião Mineiro, violeiro e Mestre Guia de Folias de Reis, é o personagem principal deste curta.
(+) Assista >>>>
 
 
 
O toque do violeiro
“A gente tem que descobrir o Brasil". Sutis conselhos, como este do violeiro Paulo Freire, são revelados neste curta que também conta com João Paulo Amaral, João Arruda, Messias da Viola, Tião Mineiro, Renival Cruz, dentre outros violeiros.
(+) Assista >>>>
 

 

 

Pirambeira
Série audiovisual sobre o universo musical autoral de Marcelo Portela.
(+) Assista >>>>
 
Elucubrações
sobre o vazio do artista

Curta experimental sobre proposição artística de Edson Vieira.
Reflexões sobre o vazio, feitas por pensadores e poetas desconhecidos e reconhecidos, revelam a profundidade deste tema cheio de sentidos e sentimentos.

(+) Assista >>>>
 
Cartas ao vento
Durante quarentena de isolamento na Ilha do Desterro, Catherine, imigrante da França, escreve quatro cartas à sua mãe. Enquanto aguarda o reencontro, ventos, marés, cenários e humores se transformam. Com o passar do tempo, ela percebe que o instante pulsa sempre a mesma mensagem.
(+) Assista >>>>
 
Diz Aí Fronteiras
Visões de mundo de jovens de Santana do Livramento e Uruguaiana (Rio Grande do Sul, Brasil), Rivera (Rivera, Uruguai) e Paso de los Libres (Corrientes, Argentina) sobre a cultura e os problemas sociais da região.
(+) Assista >>>>
 
 
 

 

 

   

O Toque
de Cada Mestre

Videoaulas abordam a conservação dos instrumentos de sopro, técnicas de estudo, regência, ritmo, improvisação...
(+) Assista >>>>

 

 

 

Tocar na banda
Documentário sobre a Banda da Lapa e os sentidos da música para a vida. Realizado em 2013, traz imagens de apresentações e depoimentos de músicos desta e de outras bandas da Ilha de Santa Catarina.
(+) Assista >>>>

 
 

Café Passado Agora
Do êxito ao êxodo, caminhos da cafeicultura na região norte do Paraná. Curta de 10 minutos de duração, é uma versão compacta do documentário Grãos de ouro em sais de prata. (+) Assista >>>>

 

 

Cortes
Entrevista com Armínio Kaiser

Visão de mundo e passagens biográficas deste agrônomo do Instituto Brasileiro do Café, que fotografou a cafeicultura entre 1953 e 1970.
(+) Assista >>>>

 

Grãos de ouro
em sais de prata

Íntegra do documentário de 52 minutos, traz entrevistas com trabalhadores do café e as memórias em torno de fotografias produzidas entre 1957 e 1970 por Armínio Kaiser, ex-funcionário do Instituto Brasileiro do Café.
(+) Assista >>>>

 

 

 

O Brilho do Café
Homens e mulheres de Londrina contam histórias do trabalho nos cafezais. Traz fotografias inéditas de Armínio Kaiser... (+) Assista >>>>

 

Serenata de Natal
Campeche adentro e noite afora, registros de apresentação do grupo de Terno de Reis Serenata de Natal do Campeche, da ilha de Santa Catarina.
(+) Assista >>>>

 

 

 

 

 

Folia com Bonecões
Registro dos Bonecões do Carnaval de Rua de Atibaia. Depoimentos de participantes e bastidores da preparação dos bonecos... (+) Assista >>>>

 

 

Portais
Memória e cotidiano do Bairro do Portão, na voz de seus mais antigos moradores. (+) Assista >>>>

 

 

O Homem
da Flor na Boca

Eles pensam, pensam mas não enxergam. O que sobra da vida são as nossas lembranças. Fragmentos do texto de Luigi Pirandello... (+) Assista >>>>

 

 

Pedra 90 é Pedra 90
Segundo curta sobre o Conjunto Pedra 90, que há vinte anos sacode Atibaia-SP e região. Com uma cadência bem brasileira, memórias e explicações sobre o nome deste grupo, que é Pedra 90! (+) Assista >>>>

 

 

Pedra 90 -
A corda é o samba

Entre sambas antigos, os integrantes do Conjunto Pedra 90 falam da sua relação com a música brasileira. (+) Assista >>>>

 

 

 

Caleidoscópios
Lembranças, narrativas e esquecimentos expressos a partir de fotografias pessoais antigas. Múltiplas e sensíveis histórias individuais... (+) Assista>>>>

 

 

 

Luz Branca
A luz na face do amigo. Uma visão. Uma tragédia. História narrada e vivida por Maurílio Batalha, 82 anos, construtor. (+) Assista>>>>

 

 

 

Cadernos do Beiral
Dos cadernos de campanha de Euclides Sandoval para as telas. (+) Assista>>>>

 

 

 

 


 

Observe o Apocalipse
A violência urbana, a pobreza, as epidemias, o terrorismo de estado, as igrejas e a mídia alardeam diariamente que o apocalipse se aproxima. Observemos. (+) Assista >>>>