Respostas sobre a vida

32 minutos | Santa Catarina | 2022

Para você, o que é a vida? Inspirada em Antonio Abujamra, esta foi a pergunta que encerrou dezenas de entrevistas registradas pelo coletivo Câmara Clara durante a produção de documentários sobre memória e cultura popular em Florianópolis e Brasília.

Uma pesquisa sobre o acervo de respostas foi o ponto de partida para esta experimentação audiovisual. Ela apresenta depoimentos de nove pessoas de diferentes idades e profissões, entre músicos, antropólogos, professores, parteiras e rendeiras.

Também integram a narrativa imagens captadas em Super 8 mm e digital por Daniel Choma, além de trilhas musicais autorais de Domingos de Salvi (viola caipira), Marcelo Portela (rabeca e percussão) e Bernardo Sens (flauta transversal e bansuri).

Incessante em seu perpétuo movimento de transformação, como ondas que ora se agitam ora se acalmam, a revelar a luz e a escuridão, segue adiante o mistério da existência.

FICHA TÉCNICA
Ano de lançamento: 2022.
Direção, Câmera e Montagem: Daniel Choma.
Direção de Produção e Som Direto das Entrevistas: Tati Costa.

Trilha musical:
Domingos de Salvi - Composições e arranjos em viola caipira.
Bernardo Sens – Composições e arranjos em flauta transversal e bansuri.
Marcelo Portela – Composições e arranjos em rabeca e percussão.
Participação especial de Lili da Rabeca (música incidental).

Som ambiente:
Marcelo Portela (Amazônia)
Daniel Choma (Mata Atlântica)

Imagens texturas de fundo: Beachfront B-Roll (beachfrontbroll.com) e Daniel Choma.

Entrevistas de arquivo: Câmara Clara
Depoimentos captados em 2019 em Florianópolis-SC e Brasília-DF durante a realização dos projetos Ribeirão Foto Sensível e Viola Central – Ponteios Regionais.

Entrevistadores: Tati Costa, Daniel Choma, Domingos de Salvi e Sara de Melo.
Entrevistados: Chico Nogueira, Rafael Devos, Naoli Vinaver, Hadelina Helena Vieira, Catarina Ondina de Aguiar, Fabio Pozzebom, Mariana Mesquita, Juca Violeiro, Akal Muret.
Participação especial da rendeira Vandina de Souza Barros (Dona Mulata)

Produzido por Daniel Choma.
Apoio: Câmara Clara.
Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Realização: Lei Aldir Blanc em Santa Catarina, Conselho Estadual de Cultura SC, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.