“Ela não é um objeto separado, a viola faz parte de mim. Então eu interajo e esqueço do mundo. Quando estou tocando viola, é eu e a viola. Religiosamente falando, é Deus, a viola e eu. Nesse momento, é um momento só nosso.”
Depoimento de Reinaldo Cordeiro presente no documentário A viola e o tempo, mosaico de depoimentos e músicas autorais registradas pela equipe do projeto Viola Central em entrevistas com violeiros e violeiras do Distrito Federal. Nesta segunda etapa, chamada “Ponteios Regionais”, o recorte geográfico incluiu artistas residentes em Taguatinga, Guará, Vicente Pires e Águas Claras.
Neste vídeo, Mariana Mesquita, Reinaldo Cordeiro, Gustavo Neto, Fabio Pozzebom, Chico Nogueira, Wellington Assis, Juca Violeiro, Wellington Abreu, Claudivam Santiago, Tião Violeiro, Domingos de Salvi, Macedo e Mariano falam sobre os sentimentos presentes nos instantes de união com a viola.
Revelam também a música como alimento da alma e o poder da viola em hipnotizar quem a toca. Os desafios enfrentados no aprendizado do instrumento, a necessidade de dedicação continuada no tempo e de acreditar no próprio trabalho. A origem e o destino da viola.
****
No site do projeto (camaraclara.org.br/violacentral) você pode acessar todos os vídeos gerados, a íntegra das entrevistas em texto e áudio e fotos de bastidores.