Elucubrações sobre o vazio do artista


18 minutos | Paraná / Santa Catarina | 2019-2021

Experimento audiovisual sobre a proposição artística "Elucubrações sobre o vazio do artista", do gravurista, fotógrafo e artista visual Edson Vieira.

Reflexões sobre o vazio, feitas por pensadores e poetas desconhecidos e reconhecidos, revelam a profundidade desta temática cheia de sentidos e sentimentos.

Experimento audiovisual inspirado na proposição artística "Elucubrações sobre o vazio do artista", do gravurista, fotógrafo e artista visual Edson Vieira. Ação mista dividida em três etapas, com diversos suportes, combinou construções gráficas, fotográficas e performáticas que abordaram o tema ‘vazio do artista’.

Em 2015, o artista realizou a fase dois da proposição com uma ação de caráter performática chamada “Cartografia do vazio do artista". Nesta ação, o espaço destinado para ocupação artística, na sala de exposições da Vila Cultural Grafatório, foi dividido em 75 espaços, vazios e numerados. Durante a abertura da exposição o espectador foi convidado a preencher estes espaços vazios mediante a doação de um objeto qualquer. Em troca, cada participante recebeu uma ‘Fração indivisível e indeterminada do vazio do artista’, materializada em um pequeno papel branco, numerado e chancelado.

O curta experimental acompanha a viagem de Edson Vieira de Londrina-PR a Marília-SP, sugestão proposta por um canhoto de bilhete rodoviário deixado por uma das visitantes da exposição, que preencheu com esta passagem o seu "vazio número 08".

Veja os bastidores de construção da Câmera 08 - uma câmera buraco de agulha de tamanho gigante que registra imagens em chapas de Raio-X -, e os resultados desta aventura visual mambembe captada em diversos suportes - do digital ao Super 8 mm, do Raio-X ao 35 mm.





 

Ficha técnica

Curta Elucubrações sobre o vazio do artista
2019-2021 | Londrina-PR / Florianópolis-SC

Artista, ideia original e fotografias: Edson Vieira
Roteiro, Câmera e Montagem: Daniel Choma
Produção: Tati Costa
Trilha musical: Marcelo Portela e Domingos de Salvi
Estúdio de gravação de áudio: Ouié
Laboratório de revelação de filmes:
Grafatório
Realização:
Câmara Clara