Intergerações
Viola Paulista


O encontro de gerações por meio da música e do audiovisual. Oficinas em Campinas, Atibaia e Limeira-SP promoveram o aprimoramento estético de mais de 70 jovens nas áreas do documentário, da viola e da canção, bem como o registro de narrativas e performances de violeiros, violeiras e luthiers idosos. Como resultado, curtas documentários, eventos vídeo-musicais e a distribuição gratuita de DVDs.

Acesse o site do projeto (+) >>>>

 

 

Diz Aí Fronteiras

Jovens da região da fronteira Brasil, Uruguai e Argentina falam sobre suas identidades, oportunidades e desafios que enfrentam.

Série de cinco interprogramas produzidos para o projeto do Canal Futura patrocinado pelo CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina.


Saiba mais (+) >>>>

Foto Sensível

Projeto reúne e difunde memórias fotográficas da Armação do Pântano do Sul, Florianópolis-SC, através de livro, documentário e ações de educação patrimonial em escolas.

Saiba mais (+) >>>>

 

Intergerações

Por meio de oficinas audiovisuais, documentários e publicações, projeto itinerante busca a valorização das pessoas idosas, suas memórias, práticas e saberes, promovendo a integração geracional por meio do fazer artístico e da cultura digital.

Saiba mais (+) >>>>

Circulação
Diversos curtas produzidos pelo Instituto Câmara Clara já foram exibidos pelo Canal Futura, TV Escola, SESC TV, festivais audiovisuais, escolas e cineclubes, ampliando o acesso público às memórias registradas nos projetos desenvolvidos.




 

Pedra Grande . DOC
Entre os anos de 1981 e 1983, as pedras rolaram em Atibaia - SP. A denúncia da extração irregular de granito e da instalação de um loteamento nas proximidades da Pedra Grande sensibilizou a população. Ainda sob ditadura militar, Atibaia assistiu ao surgimento de um movimento organizado, criativo e articulado que foi às ruas, informou, debateu, cantou e conquistou difíceis batalhas para a época: o tombamento de uma área natural como patrimônio estadual e a criação de leis de proteção ambiental para a Serra do Itapetinga. Um alerta a bombeiros e beija-flores, pois os incêndios continuam. (+) >>>>

 

 

Grãos de ouro
em sais de prata

Em distritos da zona rural de Londrina, as narrativas de trabalhadores e ex-trabalhadores da cafeicultura diante de fotografias tiradas entre 1957 e 1970 por Armínio Kaiser na região norte do Paraná. A memória viva do café, registrada e editada na forma de dois documentários por colaboradores do Instituto Câmara Clara. O projeto realizou vinte e oito exibições em escolas públicas e centros culturais de Londrina e região, além da distribuição gratuita de mais de 100 livros DVDs. (+) >>>>

 

Cadernos do Beiral
Projeto publica primeiro volume da série, além de registrar em foto e vídeo a experiência visual de se navegar pelos Cadernos do Beiral, com textos, quadros, colagens e desenhuras de Euclides Sandoval editadas e fotografadas por Daniel Choma. (+) >>>>

 

 

 

 

 

O Bairro do Portão
no
olhar de jovens e velhos moradores
Em Atibaia (SP), oficinas de fotografia e vídeo integraram mais de 100 crianças da Escola Municipal Nelson Pedroso. Documentário Portais- Memórias do Bairro do Portão já circula em DVD (+) >>>>

 

 

Memórias da Cidade
Pesquisou fotos e narrativas com idosos.

O processo de trabalho partiu de três oficinas temáticas, gerando documentários em vídeo, curtas radiofônicos, exposições fotográficas, produção de álbuns e apresentações em escolas.
(+) >>>>