"No momento em que estou fazendo um instrumento eu me deixo levar pelo que a madeira me inspira. E se a gente for pensar, era por aqui que subia toda a seiva pro fruto, que alimentou tanto passarinho, tanta gente. E depois, como diz uma música do Levi Ramiro, parte dela foi pro fogão... E parte dela virou viola."
Depoimento de João Lejambre, fazedor de instrumentos, poeta, violeiro e multi artista presente no documentário Inventorias.
"Se a gente começa com o DNA da madeira, tem muito pouca diferença entre o DNA da madeira e nós mesmos. Muito pouca diferença. E o fato de você poder estar trabalhando uma madeira de uma maneira racional, para cobrir os fins a que você intenciona, que são muito sutis, muito suaves, quase que impalpáveis, aí você usa uma capacidade que foi dada pelo chefinho, de criar. Por que no início ele criou muito, mas você cria junto".
Depoimento de Eugenio Follman, físico, luthier e colecionador de madeiras, presente no documentário Inventorias.
*******
Inventorias: poesias e profecias na construção de instrumentos. As visões de mundo de quatro luthiers autônomos de Limeira e Mairiporã, que refletem sobre o universo da construção artesanal de instrumentos musicais de madeira.
Documentário resultante dos processos gerados nas Oficinas de Documentário, Viola e Canção realizadas pelo projeto Intergerações Viola Paulista em Atibaia e Limeira entre julho e agosto de 2016.
Saiba mais em http://www.camaraclara.org.br/violapaulista