Viola mística

28 minutos | Distrito Federal | 2021

“Existe o oceano. Quando duas ondas se encontram e um pouco de água salta pra fora… A música é isso. É a água que salta pra fora do oceano. É o momento em que aquilo tudo que a gente tem dentro de si, sai do grande mar das coisas.” Depoimento de Chico Nogueira presente no documentário Viola mística, mosaico de depoimentos e músicas autorais registradas pela equipe do projeto Viola Central em entrevistas com violeiros e violeiras do Distrito Federal.

Nesta segunda etapa, chamada “Ponteios Regionais”, o recorte geográfico incluiu artistas residentes em Taguatinga, Guará, Vicente Pires e Águas Claras. Neste vídeo, Mariana Mesquita, Reinaldo Cordeiro, Gustavo Neto, Fabio Pozzebom, Chico Nogueira, Wellington Assis, Juca Violeiro, Wellington Abreu, Claudivam Santiago, Tião Violeiro, Domingos de Salvi, Macedo e Mariano abordam as minúcias de alguns dos toques tradicionais da viola caipira e a unicidade de sua sonoridade.

Também comentam sobre a importância do instrumento em suas vidas, extensão do seu corpo e da sua vida social; a viola como símbolo do Brasil e os símbolos que representam o amor pela viola, na pele e no braço do instrumento e do artista.

****
No site do projeto (camaraclara.org.br/violacentral) você pode acessar todos os vídeos gerados, a íntegra das entrevistas em texto e áudio e fotos de bastidores.


 

FICHA TÉCNICA
Duração: 28 minutos | Ano de lançamento: 2021
Pesquisa e Direção Musical: Domingos de Salvi
Direção Audiovisual, Fotografia e Edição: Daniel Choma
Direção de Produção e Som Direto: Tati Costa
Assistente de Produção: Sara de Melo
Estúdio de gravação: Orbis
Produção: Voamundo e Câmara Clara
Realização: FAC – Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal | Secretaria de Cultura e Economia Criativa | Governo do Distrito Federal
Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.