Série Diz Aí Fronteiras
05 Interprogramas + Making Of | 50 minutos | Fronteira Brasil - Uruguai - Argentina | 2014

A série audiovisual Diz Aí Fronteiras apresenta as visões de mundo de jovens das cidades de Santana do Livramento e Uruguaiana (Rio Grande do Sul, Brasil ), Rivera (Rivera, Uruguai) e Paso de los Libres (Corrientes, Argentina) sobre as identidades culturais e os problemas sociais vividos pela juventude nestas regiões de fronteira. Os temas e personagens abordados foram conhecidos durante oficinas de formação audiovisual e de formação de lideranças, que envolveram cerca de duzentos jovens destas cidades.

Dividida em cinco episódios, a série traz a voz e o gesto, o canto e a dança, os sonhos e desafios na vida de jovens da fronteira Brasil, Uruguai e Argentina, cujos mapas e suas linhas imaginárias não são capazes de separar.

Os cinco episódios que foram ao ar pelo Canal Futura tiveram Direção, Fotografia e Edição audiovisual de Daniel Choma, trilha sonora original de Marcelo Besen (acordeom) e Marcelo Portela (violão e ukulelê), com arranjos e execução destes dois músicos e de Osvaldo Pomar (percussão) e Bernardo Sens (flauta transversal).

01. Riveramento

Jovens de Santana do Livramento (Rio Grande do Sul, Brasil) e Rivera (Rivera, Uruguai) falam sobre como é a vida nestas cidades de fronteira. Dos intercâmbios comerciais possibilitados por uma fronteira seca, separada somente por uma rua, às trocas culturais experimentadas por brasileiros e uruguaios, que vão da música ao chimarrão, do portunhol a televisão.

02. Passos livres

Jovens de Uruguaiana (Rio Grande do Sul, Brasil) e Paso de los Libres (Corrientes, Argentina) abordam os fatores que unem e afastam brasileiros e argentinos desta região de fronteira. Apesar de separados por uma ponte - e suas barreiras burocráticas -, compartilham-se ritmos, danças e festas populares, memórias e saberes que fazem da região fronteiriça entre Brasil e Argentina, do ponto de vista cultural, uma só nação.

03. Jovens horizontes

Os sonhos e horizontes de expectativa de jovens da fronteira Brasil, Uruguai e Argentina. As escassas oportunidades de estudo e trabalho na região, que impõem a migração como única opção de crescimento para a maioria. As angústias de quem não pode permanecer junto a família para tentar continuar estudando e buscando um futuro diferente para si.

04. Ação, câmera, ação

Traz a percepção de jovens da fronteira Brasil, Uruguai e Argentina sobre o audiovisual como ferramenta para a transformação social e expressão cultural. A visão dos mesmos sobre o conceito de política e de como esta se encontra presente no dia a dia da juventude.

05. Fronteiras do preconceito

As diferentes formas de preconceito sofridas pelos jovens, seja pela cor da pele, estética, opção sexual ou estilo de vida. Como os cidadãos fronteiriços são tratados pela população das regiões centrais de seus países. Os preconceitos sofridos pelos jovens e os modos como são representados pela sociedade e pela mídia.

Série Diz Aí Fronteiras
50 minutos | Fronteira Brasil, Argentina e Uruguai | 2014
Direção, Fotografia e Edição:
Daniel Choma
Trilha musical original: