Doação DVDs

Livro DVD

O Toque de Cada Mestre

O "caderno audiovisual" O Toque de Cada Mestre foi desenvolvido em interação estética com músicos e amigos da Banda da Lapa, gestora do Ponto de Cultura Educação Musical Popular. Acompanha DVD com videoaulas que abordam a conservação dos instrumentos de sopro, técnicas de estudo, regência, ritmo, improvisação e os sentidos da música para a vida.

Ele se destina à distribuição gratuita para músicos e musicistas de todas as bandas, para mestres e aprendizes de todas as idades. Bom proveito!

Este livro e DVD pretende ser um instrumento a mais para o trabalho de educação musical que é realizado por gerações e gerações na Banda da Lapa, da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.

Ação comunitária que ultrapassa o tempo e os limites da freguesia do Ribeirão da Ilha, onde a banda nasceu no ano de 1896. Há várias décadas, os cursos de formação musical em flauta, clarinete, sax, trompete, trombone, bombardino, tuba e percussão são ofertados gratuitamente à população.

As atividades, a conservação dos instrumentos e a sede são mantidos graças à dedicação voluntária de músicos e instrutores, complementada pela colaboração de familiares, amigos e associados. Nos últimos anos, o reconhecimento do poder público ao trabalho social desenvolvido pela Banda da Lapa vem se fortalecendo através de incentivos como o projeto Ponto de Cultura Educação Musical Popular, que possibilitou o investimento em equipamentos, na qualificação técnica dos músicos e na ampliação da oferta de cursos. Permitiu ainda a parceria com artistas de outras áreas, através de programas como os de Residências Artísticas em Pontos de Cultura.

Mas assim como a Banda da Lapa não para e, há mais de cem anos, acompanha de procissões religiosas a blocos de carnaval, de festas natalinas a eventos de música instrumental - e muito mais -, a mobilização de apoio não pode cessar. Que este “caderno audiovisual” inspire o estudo e a criação musical, no contínuo processo de formação humana, para a arte e a vida.

Livro DVD O Toque de Cada Mestre
1ª edição | Câmara Clara

Inclui DVD com as videoaulas:
Regência e Andamento (com Dárcio Nunes Filho | 10’)
• Tempo e Ritmo (com Dárcio Nunes Filho | 05’)
• Improvisação (com Eduardo Hector Ferraro | 08’)
Flauta Transversal (com Bernardo Sens | 16’)
Clarinete (com Weverton Correa | 13’)
Trompete (com Matheus Filipi da Cunha e Rodrigo Peres Cardoso | 9’)
Saxofone (com Wellinton Correa, Mayk de Souza e Dárcio Nunes Filho | 11’)
Trombone (com Hemerson Calandrini | 9’)
Conservação do Sax (com Adevilson Cerqueira | 13’)
Conservação da Flauta (com Adevilson Cerqueira | 5’)
Conservação do Clarinete (com Adevilson Cerqueira | 4’)
Conservação do Trompete (com Adevilson Cerqueira | 8’)

Descrição: Caderno capa dura, encadernação espiral, formato 14x21cm.
Miolo: papel offset, 4x4 cores. Com 48 folhas com pautas musicais.

Cineclubes, instituições museais, professores e escolas públicas

podem solicitar gratuitamente uma versão impressa do Livro DVD
O Toque de Cada Mestre, mediante pagamento dos custos de envio.
Para tanto, envie um e-mail para contato@camaraclara.org.br
informando a instituição e a finalidade de uso do material.

O Toque de Cada Mestre

Ano de publicação:
2013. Cidade: Florianópolis-SC.

Coordenação Editorial e Audiovisual
Daniel Choma
Coordenação de Pesquisa e Produção
Tati Costa
Colaboradores
Adevilson Cerqueira, Alberto Cheron Jr., Alberto Gonçalves, Alécio Heidenreich, Bernardo Sens, Carlos Heidenreich, Dárcio Arcelino Nunes Filho, Domingos de Salvi, Eduardo Hector Ferraro,
Euclides Sandoval, Ellison Wilamil, Guilherme Ledoux, Hemerson Calandrini, João Pedro Guerreiro de Souza, Mayk Edson de Souza, Maria Bernadete Martins Correa, Matheus Filipi da Cunha, Rodrigo Peres Cardoso, Patrik Martins, Valéria Valdeci Martins, Vitória Ramos Barcelos
Wellinton Correa, Weverton Correa

Banda da Lapa - Ponto de Cultura Educação Musical Popular
Sociedade Musical e Recreativa
Lapa
Diretores
José Carlos Correa, Edson Xavier de Souza, Wellinton Correa, Geovane Romeu Ribeiro, Laurinda Juliana Silveira Martins, Érico Miranda Schimitt, José H. Martins, Natan Marques Alves, Evory Pedro Schimitt, Álvaro Dias, Virgínia Maria da Silva, Francisco de Assis da Cunha.
Músicos
Flauta transversal: Yasmin Pereira Bach, Érico Schimitt, Vitória Ramos Barcelos.
Clarinete: Antônio Ribeiro, Bárbara Farias Martins, Valéria Valdeci Martins, Weverton Correa.
Sax Alto: Dárcio Arcelino Nunes Filho, Fabiano Arnoldo Feliciano, Natan Marques Alves, Vinícius Ramos Barcelos, Josiane Cruz.
Sax Tenor: Mayk Edson de Souza, Wellinton Carlos Correa, Douglas Lapa Silveira.
Trompete: Geovane Romeu Ribeiro, Geovani Borges da Matta, Guilherme Pereira Bach, Matheus Filipi da Cunha.
Trombone: Hemerson Calandrini, Everton Luiz dos Santos, Francisco de Assis da Cunha.
Percussão: Arnoldo Manoel Feliciano, Júlio César Bach, Valdir Ribeiro, João Pedro Guerreiro de Souza.
Tuba e Baixo Elétrico: Ellison Wilamil.
Guitarra Elétrica: Alberto Cheron Jr.

Websites
www.camaraclara.org.br/memoriamusical | www.bandadalapa.com.br