Doação DVDs










Doação DVDs



Livro DVD

Intergerações


Uma entrevista representa muito mais que simples jogo de perguntas e respostas. Trata-se essencialmente de um encontro, um encontro das diferenças, conforme sugeriu o cineasta brasileiro Eduardo Coutinho. Da cultura do artesanato manual – de redes e rendas - com a cultura digital, esta que também é feita com as mãos, mas em interação com máquinas filmadoras, fotográficas, informáticas.

Encontro de diferentes gerações, a dos entrevistadores, que nasceram entre as décadas de 1970 e 1990, e a dos entrevistados, que nasceram entre as décadas de 1920 e 1950. Encontros entre nativos e imigrantes, da terra e do ar, da água e do fogo. Diferentes origens, percursos, códigos, gêneros, linguagens.

Nesse processo, somente o respeito e admiração em conhecer o outro podem conduzir à harmonia - sem a qual não se entoam cantigas, canções.


 

Este texto inicia-se nos encontros, afinal, nos diálogos e redes estabelecidas residem os mais importantes objetivos alcançados com as ações do projeto Intergerações em Florianópolis-SC.

Encontros proporcionados pelas oficinas de foto, vídeo e memória digital realizadas nos bairros Ribeirão da Ilha, Armação, Campeche e Itacorubi, e que envolveram setenta e um participantes; nas vinte entrevistas realizadas com senhoras e senhores da ilha sobre seus ofícios e artes do fazer; na organização de publicações e saudável intercâmbio com os autores José Carlos Ferrigno, João-Francisco Duarte Jr. e Euclides Sandoval.

 

No projeto Intergerações, produzido pela Câmara Clara, trabalhou-se o audiovisual e a fotografia como ferramentas para a integração geracional, acionando a cultura digital para o registro e difusão da cultura artesanal. Iniciativa contemplada com o Prêmio Cultura Digital 2010, do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Para a realização das oficinas contou-se também com o apoio da Banda da Lapa - Ponto de Cultura Educação Musical Popular, Instituto 3 Vermelho - Ponto de Cultura Baleeira, Rádio Campeche - Ponto de Cultura TOCA – e Laboratório de Imagem e Som da Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

 

Como forma de democratizar o acesso aos resultados, realizou-se a produção deste Livro e DVD com os curtas Versos da ilha, Naquele tempo, Serenata de Natale Camará Blues, bem como a publicação do site www.intergeracoes.org.br.

Nos audiovisuais estão presentes personagens da Ilha de Santa Catarina que já tem bom tempo de estrada nessa vida. Senhoras e senhores portadores de histórias, memórias e saberes que precisam ser registrados e difundidos às novas gerações. Para que os laços que reforçam os sentidos de pertencimento não se desfaçam em esquecimento. Laços que unem presente, passado e futuro. Laços cada dia mais tênues, frágeis, sob tensão e desatenção do progresso desordenado.

 




Na dinâmica da roda-viva do tempo, as artes do fazer se reinventam, atualizam-se, ganham novas significações. Pois entre os efêmeros instantes de névoa, chuva e sol, a vida continua a pulsar, onde cada qual tem a sua linha do tempo a desenrolar. Com originalidade tece sua rede, sua renda, a fazer, desfazer e refazer nós. Nesta ilha que todos compartilhamos só o encantamento com a diversidade permitirá que a vida seja, de fato, como cantou Vinícius de Moraes, “a arte do encontro”.

(texto Artes do fazer e do lembrar, de Tati Costa e Daniel Choma, apresentação do livro DVD Intergerações)

 

 


Livro DVD
Intergerações

1ª edição. Daniel Choma e Tati Costa (organizadores).

Descrição: Livro de 52 páginas, capa dura, encadernação costurada, formato 14x21cm. Miolo: papel couché fosco 150 gr, 4x1 cores.

Inclui DVD de Vídeo com os documentários:
Versos da ilha (2013, HD, 13 min)
Naquele tempo (2013, DV, 10 min)
Serenata de Natal(2010, HD, 08 min)
Camará Blues (2013, HD, 08 min)

Este livro DVD não está à venda, sendo destinado à distribuição gratuita a cineclubes, escolas públicas e bibliotecas, que podem solicitar um exemplar através do e-mail contato@camaraclara.org.br

Clique aqui
para fazer o download do livro DVD Intergerações

 

Ficha técnica
Intergerações
- artes do fazer e do lembrar
Ano de publicação:
2013.
Cidade:
Florianópolis-SC.

Direção Editorial e Audiovisual:
Daniel Choma
Direção de Pesquisa e Produção:
Tati Costa
Textos:
Tati Costa e Daniel Choma

Artigos:
José Carlos Ferrigno, João-Francisco Duarte Jr.
Fotografias: Chico Rocha (pgs. 39, 49 e 51), Mauricio Martins (pgs. 08, 42, 45, 50), Tati Costa (pgs. 01, 06 e 56), Daniel Choma (capa e demais fotos)
Produção:
Câmara Clara - Instituto de Memória e Imagem
Apoio:
Instituto 3 Vermelho - Ponto de Cultura Baleeira,
Banda da Lapa - Ponto de Cultura Ed. Mus. Popular,
Rádio Campeche - Ponto de Cultura TOCA,
LIS - Laboratório de Imagem e Som - UDESC
Realização:
Prêmio Cultura Digital 2010 - Cultura Viva
Ministério da Cultura - Governo Federal