Doação DVDs

Londrina, décadas de 1930 e 1940. Fotografias de Carlos Stenders

1ª Edição | 2015

Londrina, ano zero.*

É de sonho e de pó (176 páginas, 2015, Câmara Clara) apresenta fotografias realizadas por Carlos Ricardo Stenders na cidade de Londrina entre os anos de 1934 e 1949. Foi na Alemanha, sua terra natal, onde fez amizade com dirigentes da Companhia de Terras Norte do Paraná, que o indicaram Londrina como destino, onde chega em meados de agosto de 1934 em companhia de sua esposa e de seu filho. Stenders é, portanto, um dos primeiros fotógrafos a se fixar na cidade e registra sua “inauguração”, visto que a fundação oficial fez-se em 10 de dezembro daquele ano.

No livro projetam-se luzes sobre instantes, pessoas, cenários, memórias e esquecimentos fixados em sais de prata que repousaram por mais de setenta anos em caixas, álbuns, latas, sob a poeira. As mais de cento e sessenta fotografias de Carlos Stenders presentes na obra encontram-se ora dispersas entre os artigos, ora em sequência temática. A maioria destas imagens permaneceu até hoje inédita nos circuitos públicos, visto que em muitas ocasiões Carlos Stenders fotografava para si, por interesse e paixão própria. Onde havia multidão, onde havia luz e sombra, lá estava ele a registrar, em negativos de vidro ou de acetato, desde a derrubada da mata às primeiras missas, as primeiras ruas e praças, os primeiros amores de uma terra de imigrantes.

Contracapa.

Para iluminar algumas das perguntas que cada fotografia guarda em silêncio, foi-se ao encontro com familiares do fotógrafo, em que se entrevistou Rosemarie Stenders, a filha (em Cambuquira-MG), e Carlos Stenders Neto, o neto mais velho (no Rio de Janeiro-RJ). Com suas preciosas colaborações, cedendo informações e fotografias da família, pode-se entender melhor a trajetória do fotógrafo, apresentada no livro como Fotobiografia de Carlos Stenders. Na sequência, Foto Arqueologia das Estrelas traz informações sobre o acervo, o projeto e as parcerias que viabilizaram a publicação.

Para que diferentes olhares sobre a importância das imagens se revelem, foram convidados pesquisadoras e pesquisadores para a escrita de um texto livre sobre os sentidos que estas lhes despertaram. Como frutos desta provocação, apresentam-se os artigos Ir ao encontro do tempo, de Etienne Samain; Paisagem Vernacular Londrinense. O olhar de Stenders, de Humberto Yamaki; Um pouco de sombra para tanta luz, de Tony Hara; e Por que as fotografias de Stenders nos comovem?, de Regina Célia Alegro, Célia Rodrigues de Oliveira e Rui Cabral.

Na terceira parte, + Fotos e grafias, a estrada é aberta aos leitores e leitoras para um caminhar livre e rico em detalhes. Entre os trilhos e as trilhas do tempo, muitas surpresas.

* Texto de Daniel Choma, Edson Vieira e Tati Costa, adaptado do artigo publicado no livro É de sonho e de pó.

176 páginas
• Formato: 30 x 22 cm.
• Cores: Cor/PB.
• Acabamento: capa dura, encadernação costurada.
• Papel: couché 150 gr.

R$150,00

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

*Frete grátis para todo o Brasil*

*Envio via Correios na modalidade Impresso Registrado.
Prazo de entrega de 12 a 30 dias úteis, a depender do endereço
.

Clique aqui para download gratuito do PDF (+) >>>>

O arquivo acima contém as primeiras 79 páginas do livro, incluindo os artigos:

Londrina, ano zero.
Fotobiografia de Carlos Stenders.
Foto arqueologia das estrelas.
Daniel Choma, Tati Costa, Edson Vieira
Ir ao encontro do tempo.
Etienne Samain
Paisagem Vernacular Londrinense. O olhar de Stenders.
Humberto Yamaki
Por que as fotografias de Stenders nos comovem?
Regina Célia Alegro, Célia Rodrigues de Oliveira e Rui Cabral
Um pouco de sombra para tanta luz.
Tony Hara

É de sonho e de pó
Londrina, décadas de 1930 e 1940. Fotografias de Carlos Stenders.
Organizado por Daniel Choma, Edson Vieira e Tati Costa
1ª Edição | Londrina - Paraná - Brasil | 2015 | Câmara Clara

Coordenação Editorial: Daniel Choma
Coordenação de Projeto e Circulação: Edson Luiz da Silva Vieira
Coordenação de Pesquisa e Produção: Tati Costa
Artigos:
Londrina, ano zero, Fotobiografia de Carlos Stenders e Foto arqueologia das estrelas - Daniel Choma, Tati Costa e Edson Luiz da Silva Vieira
Ir ao encontro do tempo - Etienne Samain
Paisagem Vernacular Londrinense. O olhar de Stenders - Humberto Yamaki
Um pouco de sombra para tanta luz - Tony Hara
Por que as fotografias de Stenders nos comovem?
- Regina Célia Alegro, Célia Rodrigue0s de Oliveira e Rui Cabral

Revisão de textos: Euclides Sandoval
Legendas: Célia Rodrigues de Oliveira, Daniel Choma e Tati Costa
Cessão de fotos e informações biográficas: Rosemarie Stenders e Carlos Stenders Neto