Doação DVDs










Doação DVDs





Capa da nova edição lançada em maio de 2012.
Com acabamento gráfico superior - capa dura e miolo em couché 150 gr -,
o livro recebeu novos conteúdos, somando 176 páginas de fotos e artigos.

 

Revelações da História:
o Acervo do Foto Estrela

2ª Edição | 2012

Da madeira às cinzas, da terra ao concreto, do abstrato ao pó - memórias em movimento.

Dos cartões e postais produzidos entre as décadas de 1950 e 1970 por Yutaka Yasunaka e Carlos Stenders para venda no Foto Estrela, restaram apenas os negativos fotográficos.

Recuperados e difundidos pelo projeto Revelações da História, apresentam os principais espaços de sociabilidade e referência arquitetônica de uma cidade desenhada em torno de um grão de café e que na riqueza de seus frutos se construiu modernista: Londrina, Brasil.

Esta segunda edição, revista e ampliada, apresenta mais de 150 fotografias e também artigos de Ana Maria Mauad, Rogério Ivano, Vanda de Moraes, Solange Batigliana e organizadores, enfocando temas como fotografia, história, memória, patrimônio e políticas culturais.


Fotos do acervo do Foto Estrela presentes na segunda edição do livro.

O Foto Estrela foi fundado em 1938 pelo alemão Carlos Stenders. Um dos primeiros fotos da cidade de Londrina, o estúdio, loja e laboratório foi adquirido em 1952 por Yutaka Yasunaka, recém chegado do Japão.

O material acumulado nos 70 anos de atividade em que o Foto Estrela esteve aberto é impressionante. Além de grande número de fotos de estúdio, cerca de mil negativos se referem a registros da cidade de Londrina. São negativos de acetato, formatos 6x6 e 6x9 cm, produzidos por Yutaka Yasunaka (décadas de 50, 60 e 70) e Carlos Stenders (décadas de 30 e 40). Sobre este acervo histórico, que se encontrava armazenado de maneira inadequada, foi realizado um grande trabalho de recuperação, limpeza, catalogação, digitalização e salvaguarda.


Fotos do acervo do Foto Estrela presentes na segunda edição do livro.

No acervo do Foto Estrela encontram-se instantes congelados de cenas e histórias de Londrina. De suas gentes e seus meios de habitar uma terra, construindo, lembrando e esquecendo para revelar algo novo.

Este livro foi feito como um álbum, memórias escritas pela luz. Breves palavras e amplas imagens a serem lidas pelo olhar, pois fotografar é ato de observação. Olhares atenciosos revelarão narrativas e personagens que nos espreitam nas imagens silenciosas. No imaginário, as fotografias continuam em movimento. Como luz de estrelas que atravessam o tempo.

 

Capa da 2ª Edição do Livro Revelações da História: o Acervo do Foto Estrela. Fotografias de Yutaka Yasunaka e Carlos Stenders. Londrina, Brasil. Organizado por Daniel Choma, Edson Vieira e Tati Costa. Instituto Câmara Clara.

Revelações da História:
o acervo do Foto Estrela


Descrição física: Livro de 176 páginas, formato 22x22 cm. Cor/PB. Capa dura, com laminação fosca e verniz localizado, encadernação costurada. Miolo em couché fosco 150 gr.
Palavras-chave: Fotografia, memória, arquitetura, patrimônio, educação, cidades.

R$130,00

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Frete grátis para todo o Brasil*

*Envio via Correios na modalidade Impresso Registrado.
Prazo de entrega de 12 a 30 dias úteis, a depender do endereço
.



 

Ficha técnica
Revelações da História: o Acervo do Foto Estrela
Ano de publicação: 2012.
Cidade: Londrina-PR. 2ª Edição.
ISBN: 978-85-62002-04-5.
Organizadores: Daniel Choma, Edson Vieira e Tati Costa.
Fotografias 1940-1970:
Yutaka Yasunaka e Carlos Stenders.
Fotografias 2010-2012: Edson Vieira e Daniel Choma.
Artigos: Ana Maria Mauad, Rogério Ivano, Solange Batigliana, Vanda de Moraes, Daniel Choma, Tati Costa, Edson Vieira.

Realização: Câmara Clara - Instituto de Memória e Imagem
Patrocínio: Promic - Programa Municipal de Incentivo a Cultura - Secretaria de Cultura - Prefeitura de Londrina.