Fotografias e lembranças sobre os 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu estão no documentário "Memória das Cataratas" (DV, 2009) realizado pelo Instituto Câmara Clara com a direção, fotografia e edição de Daniel Choma, produção de Tati Costa e pesquisa de Monica Laurito.

O projeto, desenvolvido pela L3 Comunicação com o apoio da Itaipu Binacional, movimentou a população iguaçuense na recuperação de mais de 4 mil imagens e documentos sobre o parque, as cataratas e a cidade de Foz do Iguaçu.


Pedro Berg, que está na foto ao lado, foi uma das 190 pessoas que contribuiram cedendo fotos e depoimentos. Trabalhou por mais de 30 anos no Parque Nacional do Iguaçu, de pedreiro a motorista, de garçom a barman do Hotel das Cataratas. A foto, tirada na década de 70, tem muitas histórias escondidas que só ele poderia contar...

Seu Pedro foi um dos 40 entrevistados pela equipe da Câmara Clara nos 16 dias de produção, que aconteceu entre outubro e novembro de 2008.

As mais de 50 horas de gravação também foram editadas e organizadas na forma de um Acervo Videográfico, composto por 40 DVDs com entrevistas e fotografias.

 

 

O documentário "Memória das Cataratas", de 18 minutos de duração, traz fragmentos de lembranças sobre os caminhos para a desapropriação da área, efetivada em 1939; o período de construção do Parque, o cotidiano dos trabalhadores e suas famílias que ali residiram; registros dos períodos de grandes secas e de grandes enchentes, como na foto acima, de Adilson Simão.




A exibição de lançamento do documentário integrou o evento de comemoração dos 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu, em 10 de janeiro de 2009, que teve ainda lançamento de livro, exposição fotográfica e shows musicais à beira das cataratas, com destaque para a participação do Conjunto Pedra 90.

 

Projeto Memória das Cataratas
Realização: Parque Nacional do Iguaçu e ICMBio
Apoio: Itaipu Binacional
Concepção e Desenvolvimento: L3 Comunicação
Realização do Documentário e Acervo em Vídeo: Instituto Câmara Clara