Documentários sobre a Banda da Lapa
emocionam comunidade do Ribeirão da Ilha


Mais de cem anos. Muita história. Fundada em 15 de agosto de 1896, no dia da festa da santa padroeira do Ribeirão da Ilha, bairro de Florianópolis-SC, a Banda da Lapa tem em sua trajetória muitas histórias de amor à música e à amizade. Histórias que contam sobre um tempo que vem de antes de nossos avós, mas que continuam sendo contadas, imaginadas, recriadas. Histórias que vão sendo vividas por pessoas mais jovens que nós.



A partir delas é que os realizadores audiovisuais Daniel Choma e Tati Costa desenvolveram o projeto “Memórias e harmonias da Banda da Lapa”, pesquisando fotografias, realizando entrevistas, vídeos e textos sobre a trajetória histórica desta que é uma das três bandas com maior tempo de atividade em Florianópolis, ao lado da Comercial e Amor à Arte.




Produzido pela Câmara Clara e com o apoio da Banda da Lapa, o trabalho foi viabilizado através de seleção no prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura, realização do Programa Cultura Viva, Mais Cultura, Funarte, Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Resultou na produção de um documentário de 46 minutos e outros quatro curtas com cerca de 10 minutos cada, além da publicação de um Livro DVD de 52 páginas e da montagem de uma exposição fotográfica.






Livro DVD reúne textos e fotografias - antigas e recentes -,
além de DVD com 62 minutos de vídeos sobre a Banda da Lapa.
Para adquirir, entre em contato pelo e-mail
contato@camaraclara.org.br

 

 

O evento de lançamento, intitulado Cine Som da Lapa, foi realizado no dia 07 de maio de 2011, no Salão do Centro Social Comunitário do Ribeirão da Ilha. A presença e a interação da comunidade com o evento audiovisual foi destaque na imprensa. Mais de cem pessoas emocionaram-se, reconheceram-se e aplaudiram as músicas, narrativas e imagens apresentadas.

 

 

Além da exibição dos audiovisuais “Memórias e harmonias da Banda da Lapa” (46 minutos) e “O tom da cor do som” (7 minutos), dirigidos por Daniel Choma e Tati Costa, e do vídeo “Bequadro” (de Simon Brethé), o evento contou com a presença da Banda da Lapa executando músicas marcantes de seu repertório. O evento teve duas horas de duração.




Visualidades e sonoridades da freguesia do Ribeirão da Ilha pautaram curtas e publicações produzidos no período de Residência Artística.

(Fotos: Daniel Choma)

 



Sobre a Banda da Lapa
Banda Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão da Ilha, Banda do Zé Pereira, Sociedade Musical e Recreativa Lapa, Banda da Lapa. A banda de todos os riberonenses e de todos os ritmos. Dos chorinhos e dobrados, das marchinhas de carnaval e das marchas religiosas, fúnebres e militares. De quem já foi da valsa, do bolero e do samba-canção, e que agora é samba, rock, pop, outras canções. Dos diferentes ritmos em que pulsam os corações. Banda em que os tempos se encontram com harmonia, no saudável convivio entre pessoas de diferentes gerações, na transmissão de saberes. Saber contar e saber ouvir. Saber ensinar e saber aprender. No trabalho voluntário de formação musical que a Banda da Lapa mantém há mais de 50 anos.

Banda sempre disposta a tocar nas mais variadas festas religiosas, seja sobre o asfalto de Canasvieras, nas areias do Pântano do Sul ou em barcos na Costa da Lagoa; sob a figueira da Praça XV ou nos belos palcos de Garopaba. No salão social do Ribeirão da Ilha em domingo de Dia das Crianças, na praça da igreja em época de Natal, nas ruas do bairro em dias de Zé Pereira - seja para sete ou sete mil pessoas. Sob sol ou vento sul, dia ou noite, a receber refeições indecentes e outras feito banquetes. A humildade, como a cera, faz brilhar.




Banda da Lapa na década de 1960
.



Sobre o projeto


Foram 41 entrevistas, três meses acompanhando a banda em seu cotidiano e apresentações. O processo vivido reforça a importância dos mais velhos como guardiães da memória social. Sem eles, não se poderia conhecer melhor o que se passou e, portanto, não se poderia reconhecer nem valorizar o ponto em que se chegou.

No processo de pesquisa também foram localizadas diversas fotografias de rara expressividade para a trajetória histórica da Banda e que ainda não figuravam em seu acervo.

Destaca-se ainda o encontro de duas importantes partituras que estavam desaparecidas e desconhecidas da maioria dos músicos atuais. Uma delas, o dobrado “Ressurgimento”, composto em 1952 pelo Maestro Brasílio Machado em homenagem ao retorno da Banda após um ano de suspensão das atividades. A outra partitura encontrada foi o “Hino à Banda do Ribeirão”, composto em 1966, de autoria do Maestro Paulo Cordeiro Dutra, então regente da Banda da Lapa. Todo este material foi digitalizado, catalogado e entregue a banda sob a forma de CD.

A democratização do acesso aos resultados gerados se fez na distribuição gratuita de exemplares do Livro DVD a escolas, bibliotecas, cineclubes, Pontos de Cultura e comunidades de Florianópolis e, ainda, pela montagem de uma Exposição Fotográfica e a exibição pública dos documentários resultantes.





“Do ar”, “O sopro”, “O pulso” e “A pausa”, quatro partes de um mesmo compasso, as Memórias e Harmonias da Banda da Lapa. O Livro DVD lançado em maio de 2011 reúne parte da pesquisa realizada, como um pequeno memorial. Memorial parcial e para sempre incompleto, haja visto que o tempo é imagem em movimento e a história continua. Dia a dia, grão a grão, nota por nota.





Ficha Técnica


Direção, Fotografia, Roteiro e Edição: Daniel Choma.
Pesquisa e Produção:
Tati Costa.
Produção:
Câmara Clara – Instituto de Memória e Imagem.
Apoio: Banda da Lapa – Sociedade Musical e Recreativa Lapa – Ponto de Cultura Educação Musical Popular.
Realização: Cultura Viva, Mais Cultura, Funarte, Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal.

E-mail: contato@camaraclara.org.br e bandadalapa@hotmail.com

 

Para saber mais acesse

http://camaraclara.org.br/acervo/category/banda-da-lapa/

http://camaraclara.org.br/acervo/category/videoaulas/