Quando circulam as fotografias,
movem-se também os pensamentos em torno delas.

As imagens pensam e fazem pensar, como provoca Etienne Samain - organizador do livro Como pensam as imagens (Editora Unicamp).


Mas as imagens também fazem lembrar, sentir e falar e, dentre tantos outros verbos possíveis, provocam, sobretudo, a imaginar.



 

Pedro Tiotino Manoel Caetano durante entrevista
ao projeto Foto Sensível. Florianópolis-SC, 2013.
Foto: Daniel Choma.



 


Em torno das fotografias, sobre elas e dentro delas, gira o caleidoscópio da memória e da vida. Sensíveis reminiscências feitas de sons, cantos, versos, cheiros, cores, paisagens. No gesto das rendeiras, na história de pescador, nos versos cantados em rodas de ratoeira ou nos engenhos de farinha, está o patrimônio, material e imaterial, latente em cada canto de um lugar.


 

Na belíssima Armação do Pântano do Sul, na Ilha de Santa Catarina, é onde está situado o Ponto de Cultura Baleeira, principal parceiro da equipe do Instituto Câmara Clara para a execução do projeto Foto Sensível, que propôs uma interação estética entre práticas nos campos da fotografia, memória, educação patrimonial e o audiovisual. O projeto contou com apoio da Funarte, através do prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2013, Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Foram desenvolvidas ações de levantamento, identificação e digitalização de fotografias antigas sobre a comunidade da Armação. Além do registro dos principais espaços, ofícios e personagens de referência do local, a pesquisa buscou fotografias de engenhos de farinha, colheitas de café, pesca, renda de bilros, terno de reis, festas do divino, boi-de-mamão, procissões, carnaval, e outras temáticas identificadoras.

 

 

Adelir Edite Ferreira, moradora da Armação, apresenta suas fotos pessoais
durante entrevista a Tati Costa, em Abril de 2013.
Foto: Daniel Choma.




A partir de imagens praticamente esquecidas, guardadas há tempos pelo tempo, dispersas em diferentes acervos públicos e principalmente particulares, buscou-se reunir e trazer à cena os segredos guardados nas fotografias do passado. Lembranças que permanecem presentes, impregnando de sentidos o cotidiano e o imaginário de várias gerações. Memórias compartilhadas que, ao serem valorizadas pela linguagem artística, fortalecem o sentimento de pertencimento, auto-estima e identificação cultural das pessoas envolvidas.

Fotografias e filmagens em película até então mantidas em caixinhas, gavetas, porta-retratos, passam agora a circular por outros espaços, a animar outras imagens e ações.

 

 

 

Olir Mocelin, morador da Armação, apresenta seus slides
durante etapa de levantamento de imagens antigas.

Foto: Daniel Choma.

 

 

Visando a composição de um arquivo de história oral e a edição de um documentário audiovisual, foram realizadas 25 entrevistas, envolvendo moradores da Armação e pesquisadores da história de Florianópolis.

Nas entrevistas a fotografia assumiu o papel de condutor das conversas e de fagulha que acende a memória. O foco esteve direcionado às expressões do patrimônio cultural local, observando as principais práticas e espaços de sociabilidade – no tempo passado e no presente.

 

 

Cena do documentário Foto Sensível.
Rosalva Higina Oda, mais conhecida por Vava,
é uma das principais narradoras do curta audiovisual.
Foto: Daniel Choma.

 

 

O envolvimento de moradores da comunidade se fez ainda nas atividades de Educação Patrimonial com Fotografias (fotos abaixo). A primeira voltada aos colaboradores envolvidos na pesquisa de fotografias e entrevistas, onde saboreou-se verdadeiro processo de co-educação, convivência e sociabilidade, durante um Café com memórias.

A segunda atividade foi direcionada a estudantes da Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos, onde o Ponto de Cultura Baleeira mantém parceria para a realização do Cineclube Armação e oficinas de fotografia pinhole e audiovisual, pelo programa Mais Educação.

 

 

Os registros em áudio e vídeo das entrevistas, combinados com imagens do cotidiano do bairro, constituíram a base do documentário Foto Sensível, de 25 minutos de duração.

Com trilha sonora original de Domingos de Salvi (Viola) e Bernardo Sens (Flauta transversal), o audiovisual integra imagens registradas na atualidade em FullHD e Super 8mm por Daniel Choma com imagens registradas em 16 mm por Edla von Wangenheim no início da década de 1940 na praia da Armação, além de fotos antigas levantadas junto aos moradores do bairro.

Como forma de difusão, centenas de exemplares do livro e dvd serão distribuido gratuitamente entre os colaboradores e comunidade envolvida, assim como para instituições culturais e educacionais, tais como Pontos de Cultura, bibliotecas, escolas, universidades e instituições museais.

 



Arte da capa e contracapa do livro
Foto Sensível, que encarta a mídia DVD,
publicação do Instituto Câmara Clara organizada por Tati Costa e Daniel Choma
.



Distribuição gratuita, comunitária e em rede é uma das estratégias utilizadas para alcançar grupos que não costumam ter acesso aos produtos culturais, tais como os idosos das periferias.
A livre circulação dos resultados em escolas, cineclubes e Tvs comunitárias faz retornar a sociedade aquilo que lhe é de direito: suas memórias e identidades, seu patrimônio cultural.


 

 


Acima, cartaz do evento que reuniu o lançamento do documentário
Foto Sensível (direção de Daniel Choma e Tati Costa), a intervenção artística
Entre a memória e a projeção
(direção de Kiyoe Iizuka e Mário Cassetari) e contou com a participação de músicos e mestres da cultura popular de Florianópolis.

Abaixo, player para visualização do filme Foto Sensível - Lembranças da Armação.

 


Ficha Técnica
Projeto Foto Sensível

Direção de Pesquisa e Produção: Tati Costa.
Direção Audiovisual e Editorial: Daniel Choma.
Produtores assistentes:
Chico Rocha, Vicente Pozzobon, Clara Rossan
Trilha Sonora Original:
Domingos de Salvi (Viola) e Bernardo Sens (Flauta).
Produção:
Câmara Clara – Instituto de Memória e Imagem.
Apoio: Ponto de Cultura Baleeira - Instituto 3 Vermelho.
Realização:
Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura
Fundação Nacional de Artes
Mais Cultura e Cultura Viva
Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural
Ministério da Cultura
Governo Federal

E-mail: contato@camaraclara.org.br
Site: www.camaraclara.org.br


Agradecimentos especiais

Às pessoas que colaboraram cedendo entrevistas e fotografias:
• Acácio Coelho dos Santos
• Adelir Edite Ferreira
• Aldo von Wangenheim
• Adolfo Pereira Duarte
• Alex Lino Vieira
• Andrea Ferreira Delgado
• Cintia Costa Chamas
• Dealtina Catarina de Oliveira
• Edson José Lopes de Simas
• Eliane Veras da Veiga
• Francisca Pires dos Santos
• Germania Anália da Silva
• Glória Clarice Martins
• Isolina Machado Oliveira
• Janice Gonçalves
• Joana Carla de S. M. Felício
• José Olir Mocelin
• Juliana Machado da Silveira
• Justina Luiza Silveira (Ondina)
• Katia Reis Mocelin
• Leonícia de Ávila Duarte
• Lenir Costa dos Santos
• Maria Iria da Silva (Diquinha)
• Maria Teresa dos Santos Cunha
• Marilza de Oliveira
• Nilza Maria Thomaz da Silveira
• Pedro Tiotino Manoel Caetano
• Roseli Pereira
• Rosalva Higina Oda
• Sérgio Ribeiro da Luz
• Tatiana Vieira de Souza

Às equipes dos acervos públicos consultados e demais instituições que apoiaram esta realização.
• Grupo de Danças Folclóricas Alegria de Viver.
• Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Armação.
• Casa da Memória – Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
• Setor de Coleções Especiais – Biblioteca Universitária – Campus Florianópolis – Universidade Federal de Santa Catarina
• Biblioteca do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis/IPUF
• Capela Sant´Ana e São Joaquim (Armação do Pântano do Sul).
• Escola Básica Municipal Profa. Dilma Lúcia dos Santos
• Fundação Nacional de Artes
• Programas Mais Cultura e Cultura Viva
• Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural
• Ministério da Cultura e Governo Federal

Aos amigos do Ponto de Cultura Baleeira – Instituto 3 Vermelho:
Chico Rocha, Vicente Pozzobon, Enedina Ventura (Clarice), Clara Rossan, Maria Margareth da Rocha Pozzobon (Duda), Kiki Izuka e Mario Cassettari.

Às equipes envolvidas na iniciativa Interações Estéticas, pelas exemplares ações que promovem: intercâmbio e articulação em rede, experimentação artística e descentralização da produção cultural, dentre outros importantes valores. Nossos sinceros parabéns e agradecimentos.