Documentários estreiam em Limeira e Atibaia

Nos dias 17 e 18 de março, em Atibaia-SP e Limeira-SP, estrearam os documentários Viola encantada, Alma Sonora, Inventorias e Viola de Reis, resultantes do projeto Intergerações Viola Paulista. Os filmes apresentam narrativas e performances de violeiros, violeiras, poetas e luthiers da região de Atibaia-SP e Limeira-SP que contam, cantam e ponteiam sobre artes do fazer, do tocar e do lembrar. Os eventos tiveram entrada franca e contaram com a presença de mais de cento e cinquenta pessoas.

O curta Viola encantada (29 minutos) traz depoimentos de integrantes do Grupo Raízes de Atibaia, Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia e da Companhia de Reis São Lucas, de Limeira-SP, que revelam suas relações com o instrumento e a cultura caipira, enquanto Alma sonora (23 minutos) registra personagens e bastidores da Escola de Lutheria de Atibaia, abordando as minúcias na construção de violas, da escolha da madeira aos detalhes de acabamento.. O média metragem Inventorias (39 minutos) apresenta as visões de mundo de quatro luthiers autônomos de Limeira e Mairiporã, que refletem poeticamente e profeticamente sobre o universo da construção artesanal de instrumentos musicais de madeira. Viola de Reis (31 minutos) registra personagens e apresentações da Companhia de Reis São Lucas., de Limeira-SP, abordando a musicalidade, as simbologias e os significados culturais da Folia de Reis e destacando a importância da viola caipira neste contexto. Os filmes tiveram Direção, Fotografia e Edição de Daniel Choma, com Direção de Pesquisa e Produção de Tati Costa e Sara Melo e Direção de Pesquisa e Trilha Musical Original de Domingos de Salvi.

Todos os documentários realizados estão disponíveis para acesso gratuito no You Tube e no site www.camaraclara.org.br/violapaulista. Cinco deles integram o DVD Intergerações Viola Paulista, cujos quinhentos exemplares foram distribuídos gratuitamente a mais de duzentas instituições culturais do estado de São Paulo, além de colaboradores e grupos envolvidos na pesquisa vídeo-musical. Os audiovisuais produzidos foram resultantes dos processos gerados nas Oficinas de Documentário, Viola e Canção realizadas em Atibaia e Limeira entre julho e agosto de 2016, e que envolveram mais de setenta participantes.

O projeto Intergerações Viola Paulista é uma realização do Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, produzido pelo Instituto Câmara Clara em parceria com o Voamundo Cultural, com o apoio da Oficina Cultural Carlos Gomes de Limeira-SP, Instituto Poiesis, Secretaria Municipal de Cultura de Limeira-SP, Garatuja Instituto de Arte e Cultura, Escola de Lutheria de Atibaia e Aluthiers Associação de Luthiers do Brasil.