Twitter Facebook Email

Esta sessão traz partituras de músicas ligadas a trajetória histórica da Banda da Lapa.

Clique no título de cada música para fazer o respectivo download:

Ressurgimento

 

Datado de 15 de agosto de 1952, o  dobrado foi composto pelo Sr. Brasílio Machado, regente da Banda da Lapa naquela ocasião, em homenagem ao retorno da atuação desse grupo musical, após um ano de atividades suspensas. A estreia do dobrado ocorreu nas festividades da padroeira do Ribeirão da Ilha, a tradicional “Festa de Nossa Senhora da Lapa”. Em 2010, o dobrado foi novamente incorporado ao repertório na celebração do 114º aniversário da Sociedade Musical e Recreativa Lapa.

 

Arranjo com partituras para {  Clarineta  }  {  Saxofone Alto  }  {  Saxofone Tenor  }  {  Trompete (Piston)  }  {  Trombone  }  {  Bombardino  }        {  Tuba (Baixo)  }

 

 

XV de Agosto de 1996

 

Em 1996, por ocasião do Centenário da Banda da Lapa, o então regente, Sr. Mário João Daniel compôs o dobrado especialmente para ser executado nas comemorações.

 

Arranjo com partituras para {  Saxofone Alto  }  {  Tuba (Bai xo)  }

 

 

 

Hino à Banda do Ribeirão

Hino composto para a Banda da Lapa, em 10 de março de 1966, pelo então regente, Sr. Paulo Cordeiro Dutra. A partir da melodia do Saxofone Alto, a única parte encontrada, um arranjo original completo para a Banda da Lapa foi criado por Hemersom Calandrini Tristão Coelho, trombonista da banda, em 2013.

 

Arranjo para {  Flauta  }  {  Clarinete  }  {  Saxofone Alto  }  {  Saxofone Tenor  }  {  Saxofone Barítono  }  {  Trompete (Piston) }  {  Trombone }  {  Bombardino (Eufonio) }  { Tuba (Baixo) }

 

 

 

Nossa Senhora da Lapa

Marcha religiosa composta na década de 1990 pelo Sr. Mario João Daniel, o regente em atividade na Banda da Lapa, em comemoração à santa padroeira do Ribeirão da Ilha.

 

Arranjo com partituras para  {  Saxofone Alto  }  {  Bombardino  }  {  Tuba (Baixo)  }

 

 

 

 

 

A Banda do Zé Pereira – Tributo ao Seu Canhoto

 

Trata-se de uma marchinha de carnaval recente, composição original de Renato Silveira, em homenagem à Banda da Lapa, conhecida no carnaval como Banda do Zé Pereira. A obra rende tributo ao pai do autor, Manoel Silveira, o seu Canhoto. Ele foi clarinetista na Banda entre as décadas de 1950 a 1970, onde também exercia as atividades de luthier na manutenção dos instrumentos.

 

Gentilmente disponibilizado pelo autor em duas versões de arranjo: Dó Maior e Mi Bemol Maior.  Com partituras para {  Saxofone Alto  }  {  Saxofone Tenor  }  {  Trompete (Piston)  }  {  Trombone Tenor  }  {  Trombone Baixo  }

 

 

Manoel Silveira (Canhoto)

 

 

Dedicada ao músico e luthier da Banda da Lapa, o Canhoto, encontramos também uma partitura do período em que a Banda da Lapa estava sob regência do Sr. Matos, provavelmente entre década de 1950 e 60.

 

Arranjo com partituras para {  Tuba (Baixo)  }

 

 

 

Paulo Pedro Heidenreich

Dobrado composto em homenagem ao Sr. Paulo Pedro Heidenreich, músico que atuava na banda da Lapa da década de 1920, filho de um dos fundadores, José Carl Heidenreich. Com autoria do regente Paulo Cordeiro Dutra.

 

Arranjo com partituras para {  Saxofone Alto  }  {  Trompete (Piston)  }  {  Trombone  }                  {  Bombardino  }  {  Tuba (Baixo)  }

 

 

Etelvina (Dona Tida)


Valsa composta, provavelmente na década de 1960, por Paulo Cordeiro Dutra, em homenagem à esposa de Paulo Pedro Heidenreich.

 

Arranjo com partituras para {  Saxofone Alto  }  {  Baixo (Tuba)  }

 

 

 

Presidente Ary Silva

Em homenagem ao então presidente da Banda da Lapa, o dobrado foi composto por Paulo Cordeiro Dutra, provavelmente na década de 1970/80.

 

Arranjo com partituras para {  Saxofone Alto  }

 

 

 

 

Mario Olinger

Mario Olinger foi presidente da Banda da Lapa na década de 1980, além de deputado estadual e político influente no Ribeirão da Ilha. Sua atuação foi importante junto ao poder público para a conquista do terreno em que a Banda está atualmente sediada.

 

Arranjo com partituras para {  Saxofone Alto  }  {  Baixo (Tuba)  }

 

 

Dr. Hercílio Luz

Dobrado dedicado a um dos governadores de Santa Catarina, cuja marca de governo foram as obras de saneamento e modernidade na capital catarinense, com destaque para a construção da célebre ponte que ligou a Ilha de Santa Catarina ao continente, a ponte Hercílio Luz. As obras musicais que celebram figuras de destaque na política local e regional são uma presença comumente encontrada nos repertórios das bandas de música com características semelhantes à Banda da Lapa.

 

Arranjo com partituras para {  Trombone  }  {  Bombardino  }

 

 

Marcelo Büchele D´Ávila

 

Um chorinho de autoria do regente Paulo Cordeiro Dutra dedicado ao morador do Ribeirão da Ilha. Ao longo de sua trajetória à frente da Banda da Lapa, desde 1958, foram inúmeras as composições do regente Dutra, inspirado nos personagens locais.

 

Arranjo com partitura para {  Saxofone Alto  }

 

 

 

Nei e Carlito no Sax

Os irmãos Nei e Carlito Heidenreich formavam uma dupla no saxofone tenor que empolgava plateias com improvisações nas apresentações da Banda da Lapa. Fator de merecimento que estimulou o regente Paulo Cordeiro Dutra a compor essa obra. Uma pena que, até o momento, somente a parte do Baixo tenha sido encontrada, porque a música é lembrada por várias pessoas com quem conversamos sobre a memória musical da Banda.

 

Arranjo com partitura para {  Baixo (Tuba)  }

 

 

 

So Getulio Manoel Inacio

Obra dedicada a esse músico que atuou na Aeronáutica e na  Banda Amor à Arte. Ele atualmente trabalha com educação musical em um Rancho de Canoa no Campeche/Sul da Ilha/Florianópolis.

 

Arranjo com partitura para {  Saxofone Alto  }

 

 

 

Alcioneu Lucas de Barcelos

 

Valsa à memória desse músico que foi clarinetista das primeiras gerações  da Banda da Lapa, na primeira metade do século XX.

 

 

Arranjo com partitura para {  Tuba (Baixo)  }

 

 

 

 

Presidente Nélio Schimidt

Dobrado em homenagem a Nélio Schimidt, presidente de outra tradicional banda de música civil de Florianópolis, a Banda Amor à Arte. A presença desse dobrado nos arquivos da Lapa, representa um sinal de circularidade cultural das obras musicais executadas de uma a outra banda. Assim como o dobrado Manoel Silveira, em homenagem ao músico conhecido como Canhoto, que pode ser, segundo o regente Mario João Daniel, encontrado nos arquivos da mencionada Amor à Arte.

Arranjo com partituras para { Saxofone Alto } { Bombardino } { Tuba (Baixo) }