Grãos em Movimento

Realização do Instituto Câmara Clara, o projeto Grãos em Movimento conta com o patrocínio da Nestlè através da lei de incentivo cultural paulista, o ProAc.

Dentre as principais ações previstas estão a salvaguarda, pesquisa, documentação e difusão das fotografias de Armínio Kaiser sobre a cafeicultura paulista na década de 1950.

Este acervo de imagens está inédito desde sua produção, há quase sessenta anos. São cerca de mil negativos preto e branco tamanho 6x6 cm - e respectivos copiões - do acervo fotográfico de Armínio Kaiser. Registros realizados na década de 1950, à época em que o fotógrafo e engenheiro agrônomo ingressou como técnico do Instituto Brasileiro do Café e visitou diversas fazendas paulistas para pesquisar modelos de gestão e técnicas de cultivo e beneficiamento do café.  

 

Fotos inéditas de Armínio Kaiser retratam o trabalho
na cafeicultura paulista na década de 1950.

 

Durante o período em que trabalhou no IBC, de 1953 a 1989, Armínio Kaiser percorreu inúmeras propriedades para prestar assessoria técnica aos cafeicultores. Por conta própria, sempre levava consigo uma, duas ou até quatro câmeras fotográficas. Foi desta forma que compôs, ao longo dos anos, vasta produção sobre as diferentes etapas do cultivo do café em varadas regiões de São Paulo, Paraná e, em menor escala, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

Produtos e ações resultantes:

Publicação de Livro
• Organização, edição e distribuição de 1.000 exemplares de livro com fotografias e textos. Com 148 páginas, a obra será impressa em material de alto padrão, Papel Couché Reflex Matte 150 g/m2 e terá o formato de 22 x 21 cm. A capa (Papel Suprema 250 gr) receberá plastificação fosca e aplicação de verniz localizado.

 Acervo Material
• Cerca de mil negativos fotográficos e respectivos copiões recuperados, catalogados e organizados, acondicionados em local adequado para a sua preservação com sistematização de informações histórico-culturais de que são portadores.

 Acervo Digital
• Banco de dados e imagens com informações histórico-culturais a respeito de uma seleção das imagens mais expressivas, especificando sua localização no acervo.

 

Este projeto é a quarta realização do Instituto Câmara Clara em sua linha de pesquisa e ação Revelações da História, voltada à valorização e difusão de obras e acervos de fotógrafos idosos.