Viola encantada

“A viola, eu considero ela meio sagrada, sabe? Tem dia que você não consegue afinar. Aí você pensa que é a viola que tá ruim e não é. É a gente. E você não afina… Ela não chega… E tem dia em que você mexeu, tá afinada. É isso. ” Depoimento de Henrique Netto, violeiro residente em Limeira-SP, presente no documentário Viola encantada.

“A viola é pequenininha demais para o tamanho de som que ela produz. Eu defino o som da viola como encantamento. Mesmo que você já toque todo dia, se você pegar ela e afinar, vai ter um encantamento, todo dia”. Depoimento de Rafael Cardoso, regente do Grupo Raízes de Atibaia, presente no documentário Viola encantada.

*******
Viola encantada traz depoimentos de integrantes do Grupo Raízes de Atibaia, Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia e da Companhia de Reis São Lucas, de Limeira-SP, que revelam suas relações com o instrumento e a cultura caipira.

Curta resultante dos processos gerados nas Oficinas de Documentário, Viola e Canção realizadas pelo projeto Intergerações Viola Paulista em Atibaia e Limeira entre julho e agosto de 2016.

Saiba mais em camaraclara.org.br/violapaulista

FICHA TÉCNICA
Direção, Fotografia e Edição: Daniel Choma
Direção de Pesquisa e Produção: Tati Costa e Sara Melo
Direção de Pesquisa e Trilha Musical Original: Domingos de Salvi
Entrevistados: Luiz Walter Sabino dos Santos (Geraldinho) Rafael Cardoso Pedro Donato Alves (Pirane) Henrique Sampaio Netto Ana Paula Borges Tanikado Ruth Rubbo Santos Reis Antonio Estrada (Toni Estrada) Clausevir Pereira (Tio Vi) Benedito Aparecido Bernardino (Cidão da Viola) José Maria Felix, Luiz Carlos Garcia, João Lejambre

Projeto: Intergerações Viola Paulista
Coordenação: Tati Costa, Daniel Choma, Domingos de Salvi e Sara Melo Produção: Câmara Clara e Voamundo Cultural
Apoio: Oficina Cultural Carlos Gomes de Limeira-SP, Instituto Poiesis, Secretaria Municipal de Cultura de Limeira-SP, Garatuja Instituto de Arte e Cultura, Escola de Lutheria de Atibaia e Aluthiers Associação de Luthiers do Brasil.
Realização: Proac – Programa de Ação Cultural – Secretaria da Cultura – Governo do Estado de São Paulo
Site do projeto: camaraclara.org.br/violapaulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *