Alma sonora

“A construção do instrumento é matemática. Um milímetro que você desvie o trasto na colocação da escala no braço, um milímetro… Você perde nota.”
Depoimento de Mele Florio, coordenadora da Escola de Lutheria de Atibaia, presente no documentário Alma sonora.

“Primeiro, tem que ter aquilo que está dentro da gente, que é a música caipira.” Depoimento de Claudionir Ortiz, aluno da Escola de Lutheria de Atibaia, presente no documentário Alma sonora.

“A viola é um instrumento que tem uma particularidade… Em cada lugar que ela aparece você encontra uma nova viola, uma nova vertente. É um instrumento riquíssimo, que a gente tem que conseguir fazer alçar vôo.” Depoimento de Hugo Rodrigues, luthier instrutor da Escola de Lutheria de Atibaia, presente no documentário Alma sonora.

*******
O curta Alma sonora registra personagens e bastidores da Escola de Lutheria de Atibaia, abordando as minúcias na construção de violas, da escolha da madeira aos detalhes de acabamento.

Curta resultante dos processos gerados nas Oficinas de Documentário, Viola e Canção realizadas pelo projeto Intergerações Viola Paulista em Atibaia e Limeira entre julho e agosto de 2016.

Saiba mais em camaraclara.org.br/violapaulista

FICHA TÉCNICA
Direção, Fotografia e Edição: Daniel Choma
Direção de Pesquisa e Produção: Tati Costa e Sara Melo
Direção de Pesquisa e Trilha Musical
Original: Domingos de Salvi
Entrevistados:
Claudionir Ortiz de Camargo, Deoclecio Fernandes Menezes, Hugo Rodrigues, Ismael Hodas Ruiz, José Francisco Rodrigues Neto, Mario Martho, Maurício Zanoni, Mele Florio, Wantuil Novaes.

Agradecimentos especiais a Mele Florio, Mario Martho e a todos os integrantes da Escola de Lutheria de Atibaia, e a Marcos Melo (Coordenador Especial de Emprego e Renda do Município de Atibaia-SP).

Projeto: Intergerações Viola Paulista
Coordenação: Tati Costa, Daniel Choma, Domingos de Salvi e Sara Melo
Produção: Instituto Câmara Clara e Voamundo Cultural
Apoio: Oficina Cultural Carlos Gomes de Limeira-SP, Instituto Poiesis, Secretaria Municipal de Cultura de Limeira-SP, Garatuja Instituto de Arte e Cultura, Escola de Lutheria de Atibaia e Aluthiers Associação de Luthiers do Brasil.
Realização: Proac – Programa de Ação Cultural – Secretaria da Cultura – Governo do Estado de São Paulo

Site do projeto: camaraclara.org.br/violapaulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *