DOCUMENTÁRIOS PRODUZIDOS EM CAMPINAS ESTREARAM EM DEZEMBRO DE 2017

A importância dos mestres, os desafios dos aprendizes, os pactos e impactos da viola – a vida de um violeiro. Eis alguns dos temas abordados pelos cinco documentários exibidos nos dias 09 e 10 de dezembro de 2017 no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, Campinas-SP. As sessões tiveram entrada franca, e receberam um público de mais de cem pessoas.

Frutos do projeto Intergerações Viola Paulista – Etapa Campinas, os curtas apresentam narrativas e performances de violeiros da região de Campinas-SP que contam, cantam e ponteiam sentimentos e memórias. Dentre os entrevistados, Tião Mineiro, João Arruda, Paulo Freire, João Paulo Amaral, Renival Cruz, Marcos Ricardo, Messias da Viola, Thiago Rossi, Candeeiro, e a dupla Joãozinho e Geraldinho.

O lançamento dos filmes integrou a programação cultural Casarão das Violas, no Centro Cultural Casarão. No sábado, dia 09 de dezembro, às 19 horas, foram exibidos os curtas Como nascem as toadas, A música do ser e Pacto cobra, com duração total de uma hora. Após a sessão, a noite seguiu com a apresentação do projeto Violada – Circuito autoral das violas brasileiras, que promove encontros de violeiros independentes. Evento sem a cobrança de ingressos, com contribuição espontânea ao final.

No domingo, dia 10 de dezembro, às 19 horas, foram exibidos os curtas Mestre conselheiro e O toque do violeiro, também com duração total de uma hora. Após a sessão, a noite seguiu com uma Roda de Violeiros com João Arruda, Domingos de Salvi, Thiago Rossi, Messias da Viola, Renival Cruz, Tião Mineiro, a Companhia dos Santos Reis Azes do Brasil (Campinas-SP), Marcos Ricardo e convidados.

O evento vídeo-musical também marcou o lançamento do DVD Intergerações Viola Paulista – Etapa Campinas. Os quinhentos exemplares produzidos foram distribuídos gratuitamente a mais de duzentas instituições culturais do estado de São Paulo, além de comunidades e colaboradores e colaboradoras envolvidas na pesquisa. Após as exibições de estreia, os documentários foram publicados na íntegra no You Tube e aqui no site www.camaraclara.org.br/violapaulista.

Os filmes resultaram dos processos gerados na Oficina de Documentário, Viola e Canção realizada no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular / Museu da Cidade, no distrito de Joaquim Egídio em maio de 2017. As atividades desenvolvidas ofereceram um panorama sobre a presença da viola nas diferentes regiões do Brasil, suas variadas formas, denominações, afinações e modos de tocar, bem como levaram os participantes a refletir sobre aspectos éticos, técnicos e estéticos da produção audiovisual e temas como memória, envelhecimento e relações intergeracionais. Práticas de entrevista com violeiros foram realizadas em diversos pontos da cidade e uma roda de viola, memória e canção, atividade prática de registro audiovisual, contou com a participação especial do Grupo de Catira São Gonçalo, de Campinas-SP.

O projeto Intergerações Viola Paulista – Etapa Campinas é uma realização do Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, produzido por artistas e pesquisadores do Instituto Câmara Clara e Instituto Voamundo, com o apoio do Centro de Cultura Caipira e Arte Popular / Museu da Cidade / Secretaria de Cultura / Prefeitura de Campinas, e do Centro Cultural Casarão. Os audiovisuais tiveram Direção, Fotografia e Edição de Daniel Choma, com Direção de Pesquisa Musical de Domingos de Salvi, Direção de Pesquisa e Produção de Tati Costa e Sara Melo, Câmera Adicional de Marcos Franco Moschetti.

Ficha técnica do evento
O quê: exibição de lançamento dos documentários Como nascem as toadasPacto cobraA música do serMestre conselheiro e O toque do violeiro, frutos do projeto Intergerações Viola Paulista – Etapa Campinas.
Data: 09 e 10 de dezembro de 2017 (sábado e domingo).
Horário: às 19 horas.
Local: Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, Campinas-SP – Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, bairro Terras do Barão, em frente ao bairro Vila Holândia (aproximadamente 1,5 km após a placa “Km 15” da Estrada da Rodhia).
www.facebook.com/violaintergeracoes

Documentários produzidos em Limeira e Atibaia estrearam em março de 2017

Nos dias 17 e 18 de março, em Atibaia-SP e Limeira-SP, estrearam os documentários Viola encantada, Alma Sonora, Inventorias e Viola de Reis, resultantes do projeto Intergerações Viola Paulista. Os filmes apresentam narrativas e performances de violeiros, violeiras, poetas e luthiers da região de Atibaia-SP e Limeira-SP que contam, cantam e ponteiam sobre artes do fazer, do tocar e do lembrar. Os eventos tiveram entrada franca e contaram com a presença de mais de cento e cinquenta pessoas.

O curta Viola encantada (29 minutos) traz depoimentos de integrantes do Grupo Raízes de Atibaia, Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia e da Companhia de Reis São Lucas, de Limeira-SP, que revelam suas relações com o instrumento e a cultura caipira, enquanto Alma sonora (23 minutos) registra personagens e bastidores da Escola de Lutheria de Atibaia, abordando as minúcias na construção de violas, da escolha da madeira aos detalhes de acabamento.. O média metragem Inventorias (39 minutos) apresenta as visões de mundo de quatro luthiers autônomos de Limeira e Mairiporã, que refletem poeticamente e profeticamente sobre o universo da construção artesanal de instrumentos musicais de madeira. Viola de Reis (31 minutos) registra personagens e apresentações da Companhia de Reis São Lucas., de Limeira-SP, abordando a musicalidade, as simbologias e os significados culturais da Folia de Reis e destacando a importância da viola caipira neste contexto. Os filmes tiveram Direção, Fotografia e Edição de Daniel Choma, com Direção de Pesquisa e Produção de Tati Costa e Sara Melo e Direção de Pesquisa e Trilha Musical Original de Domingos de Salvi.

Todos os documentários realizados estão disponíveis para acesso gratuito no You Tube e no site www.camaraclara.org.br/violapaulista. Cinco deles integram o DVD Intergerações Viola Paulista, cujos quinhentos exemplares foram distribuídos gratuitamente a mais de duzentas instituições culturais do estado de São Paulo, além de colaboradores e grupos envolvidos na pesquisa vídeo-musical. Os audiovisuais produzidos foram resultantes dos processos gerados nas Oficinas de Documentário, Viola e Canção realizadas em Atibaia e Limeira entre julho e agosto de 2016, e que envolveram mais de setenta participantes.

O projeto Intergerações Viola Paulista é uma realização do Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, produzido pelo Instituto Câmara Clara em parceria com o Voamundo Cultural, com o apoio da Oficina Cultural Carlos Gomes de Limeira-SP, Instituto Poiesis, Secretaria Municipal de Cultura de Limeira-SP, Garatuja Instituto de Arte e Cultura, Escola de Lutheria de Atibaia e Aluthiers Associação de Luthiers do Brasil.