Expediente Comercial Classificados Assinatura

» Quinta-feira, 06/11/08
A glória e o declínio da cafeicultura em imagens
Exposição e lançamento de livro acontecem amanhã em Londrina trazendo fotos de Armínio Kaiser, que registrou a saga da cafeicultura no Norte do Paraná

Fotos: Reprodução

A saga da cafeicultura no Norte do Paraná teve um involuntário documentarista, que só agora poderá ser conhecido do público através do resgate de seus registros como fotógrafo amador. A iniciativa envolve uma exposição, o lançamento de um livro e a edição de um CD Rom - tudo com imagens captadas pelo engenheiro agrônomo aposentado Armínio Kaiser entre as décadas de 50 e 70, período em que ele trabalhou como assistente técnico do Instituto Brasileiro do Café (IBC).

O projeto foi desenvolvido pela associação cultural Câmara Clara, com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A abertura da exposição e o lançamento do livro ''Ao Sabor do Café: Fotografias de Armínio Kaiser'' ocorrem amanhã, às 20 horas, na Sala José Antonio Theodoro, na Secretaria de Cultura de Londrina. O livro traz 151 fotos selecionadas de um acervo de mais de mil negativos recuperados.

O CD Rom, por sua vez, está em fase de finalização e reunirá cerca de 200 imagens que poderão ser vistas e revistas em computador. O livro terá 65% dos exemplares distribuídos gratuitamente a escolas e instituições públicas. Ao longo de suas páginas, o leitor acompanha etapas e atividades relacionadas ao café: desmatamento de terras virgens, preparo da terra, a vida nas colônias, plantio, cultivo, florada, colheita, armazenagem, geadas, o grande incêndio de 1963, erradicação e o êxodo rural gerado pela mecanização das lavouras.

A obra contém ainda três textos memorialísticos do autor. Aos 83 anos, Kaiser comemora a repercussão tardia de suas fotos. ''Estou numa correria para divulgar o evento'', diz. ''Na época em que fiz as fotos, a fotografia era apenas um hobby, não fazia parte de minhas obrigações profissionais. Eu tirava as fotos e depois as reunia em álbuns seriados para mostrar aos cafeicultores. Era uma maneira de ilustrar as informações que lhes passava sobre colheita, adubação, erradicação, erosão, etc'', conta.

Sem querer, o que foi registrado pelas lentes de sua câmera, transformou-se num rico documento sobre o auge e o declínio da cafeicultura na região. ''Ele era um exímio fotógrafo, com grandes cuidados na composição. Além disso, tinha um olhar humanitário. A recuperação de seu acervo tem grande valor e terá desdobramentos em pesquisas futuras'', salienta Edson Vieira, que coordenou o projeto de resgate ao lado de Daniel Choma e Tati Costa.

''Foi um trabalho de equipe. Sem eles, as fotos continuariam guardadas em casa'', assinala Kaiser. Nascido em Salvador (BA), o autor trabalhou como técnico do IBC de 1953 a 1989, aposentando-se um ano antes da extinção do Instituto. Em 1957 iniciou trabalhos no Paraná a fim de incentivar o controle da erosão provocada pelo plantio em quadras.

Sua atuação abrangia a área entre os rios Paranapanema e Ivaí, de Nova Esperança ao Rio Paraná e o trecho entre Arapongas e as barrancas do Paranapanema. A relação com a fotografia vem dos báus de seu avô, fotógrafo na Bahia. Ao rever as imagens agora recuperadas, ele revela um olhar crítico e nada edulcorado da realidade que testemunhou no campo. ''Não concordo com quem diz de 'aquele tempo é que era bom'. O café trouxe dinheiro e ajudou a desenvolver o Paraná, mas a um custo muito alto, de muito sacrifício. O desassossego de hoje é consequência das turbulências sociais daquela época'', argumenta.

A exposição de fotos fica aberta à comunidade até o dia 18 de novembro. E quem não puder comparecer ao lançamento do livro, poderá adquirí-lo pelo telefone (43) 9102-6099.

- ''Ao Sabor do Café - Fotografias de Armínio Kaiser''
Quando - Amanhã, às 20 horas
Onde - Sala José Antonio Theodoro, na Secretaria Municipal de Cultura (Praça 1º de Maio), em Londrina

Nelson Sato
Reportagem Local

Dê sua opinião sobre a matéria

Caracteres restantes : 1500
Preencha os campos abaixo caso aprove que sua opinião seja veiculada no jornal impresso.
RG
Profissão
* Todos os campos são obrigatórios para publicação no impresso
: Veja as opiniões desta matéria :
Cirurgia inédita reimplanta as mãos de operário
"PARABÉNS ao Dr. Takaki. Que ele continue assim sempre, dedicado a sua profissão e submisso a vontade de DEUS. E Degilânio tem razão, porr ter rezado antes de começar trabalhar. Mesmo com o acidente, D..."
Laercio Lima Pradal, Londrina
Cirurgia inédita reimplanta as mãos de operário
"Eu sou mais um dos milagres do Dr. Takaki. Após um acidente em um porta de vidro em 1991, fui a Londrina para ser operado por este homem fantástico. Sua humildade e dedicação fazem dele um exemplo de ..."
Antonio Ziller, Belo Horizonte

Os filhos de Francisco lançam novo CD
BOCA A BOCA