grãos

em movimento



Clique aqui para baixar os artigos publicados no livro Ao Aroma do Café - Fotografias de Armínio Kaiser (Câmara Clara, 2013), ação do projeto Grãos em Movimento.


Constam no arquivo PDF:

• Prefácio. 
Ana Luiza Martins

• À luz do tempo. 
Daniel Choma e Tati Costa.

• Lentes ao Norte: novas imagens de Armínio Kaiser, de São Paulo à Bahia. 
Paulo César Garcez Marins.

• A fotografia solúvel de Armínio Kaiser. 
Vitor Carvalho.

• Cartas. 
Armínio Kaiser.


Abaixo você acessa narrativas de Armínio Kaiser - agrônomo, ex-funcionário do Instituto Brasileiro do Café e fotógrafo amador - sobre sua biografia, suas imagens e eventos da cafeicultura brasileira.

Clique nos títulos temáticos para baixar:
Incêndio de 1963 
Plantio
Colheita
Despolpamento
Erradicação 

Queima de Café



Quais os segredos latentes nas fotografias de Armínio Kaiser? 
Quais memórias e esquecimentos?

Por mais de cinquenta anos, mais de duas mil fotografias realizadas por Armínio Kaiser permaneceram guardadas, à espera, em antigas latas de biscoito. Por sorte, a luz e o ar foram capazes de corroer o ferro, mas não os sais de prata. Por acaso, um encontro se fez no ano de 2007, em Londrina-PR, quando Edson Vieira, Tati Costa e Daniel Choma entraram em contato com Armínio Kaiser e seu acervo. Por identificação e amizade, foram diversas entrevistas gravadas, conversas fiadas, cartas manuscritas, dias inteiros de visita. Manhãs, tardes e noites quentes, sob a luz da terra vermelha. Instantes decisivos para aprender e apreender as motivações do operator de tantas fotografias, sua trajetória de vida. 


Armínio Kaiser, engenheiro agrônomo nascido em Salvador-BA em 1925, trabalhou como funcionário do Instituto Brasileiro do Café entre 1953 a 1989. Atuou primeiramente no estado de São Paulo, onde se dedicou à pesquisa e difusão de técnicas para a colheita e beneficiamento de cafés finos, de qualidade superior. Precisamente entre os anos de 1953 e 1957, percorreu terras paulistas, mineiras, bahianas e catarinenses a visitar fazendas de café consideradas modelo. 

Em viagens aos estados de Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Espírito Santo, também visitou diversas lavouras de café e se pôs a registrar, com aprimorado olhar técnico e estético, o trabalho de homens, mulheres e crianças. Em todas estas incursões ao universo da cafeicultura, inseparáveis foram suas câmeras Zeiss Ikon e Super Ikonta 533/16 (filmes formato 6x6 cm), Exakta – RTL 1000 e Exakta Varex (filmes 35 mm), com as quais aproveitava para estudar em campo, ao mesmo tempo, técnicas da fotografia e da agricultura. 


Em 1957, Armínio foi transferido a Paranavaí-PR para atuar no combate à erosão, sendo posteriormente transferido para a região de Londrina-PR, onde reside atualmente. Entre os anos 1953 e 1970 - quando então passou a trabalhar em pesquisas de melhoramento genético -, Armínio Kaiser registrou cerca de duas mil cenas da cafeicultura brasileira, constituindo assim um dos mais importantes acervos iconográficos sobre o tema no século XX.


Em 2008 a equipe do Instituto Câmara Clara iniciou a higienização, catalogação, digitalização e difusão de 1291 negativos fotográficos e respectivos copiões, imagens registradas por Armínio Kaiser no Norte do Paraná entre 1957 e 1970. O livro Ao sabor do café, lançado em 2009, foi um dos veículos de democratização do acesso ao acervo. As primeiras ações foram viabilizadas com o projeto Revelações da História: o Acervo de Armínio Kaiser, patrocinado pela Prefeitura de Londrina através de seleção pública do Promic - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina. 

No vasculhar de caixas, latas e armários em busca de fotografias da cafeicultura no Paraná, descobriu-se que outras centenas permaneciam em esquecimento. Trata-se dos registros realizados por Armínio Kaiser em seus primeiros anos como funcionário do IBC (1953 a 1957), retratando o trabalho na cafeicultura nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. Imagens  presentes neste livro e que pela primeira vez são trazidas à público. 

Foi a partir de novos encontros que, em 2010, teve início o desenvolvimento do projeto Grãos em Movimento, que gerou a publicação deste site. O projeto foi realizado pelo Instituto Câmara Clara, sob coordenação de Daniel Choma e Tati Costa. Com apoio do ProAc – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e com o patrocínio da Nestlé, Nescafé e da Café Iguaçu, viabilizaram-se recursos para ações de salvaguarda e organização de todo o acervo (higienização, classificação, catalogação,  digitalização e acondicionamento de negativos e copiões). 

Também foram desenvolvidas atividades de pesquisa e difusão, incluindo a organização e publicação do Livro Ao Aroma do Café + DVD - com distribuição gratuita de 60% dos exemplares a escolas, bibliotecas e instituições museais - e a disponibilização de acervo virtual com imagens e textos aqui, em http://www.camaraclara.org.br/graos

Os pesquisadores brasileiros
Ana Luiza Martins, Paulo César Garcez Marins e Vitor Carvalho  foram convidados a escrever sobre a importância histórica, artística e cultural das imagens recuperadas pelo projeto. Das cartas e textos de Armínio Kaiser foram selecionados trechos autobiográficos para situar os leitores sobre os caminhos que percorreu. Mil palavras geradoras capazes de amplificar os sentidos e revelar, em cada um de nós, os possíveis sonhos dos sais de prata.

Um brinde a todos que saboreiam a fotografia e o café, a luz e o aroma do Brasil. 






Adquira um exemplar 

Clique aqui para comprar o livro Ao aroma do café.



Conheça mais 
Clique aqui para baixar os artigos publicados no livro Ao aroma do café.







Ficha técnica

Ao Aroma do Café - Fotografias de Armínio Kaiser. 

1ª Edição. Atibaia - SP. 2013.

148 páginas, Capa Dura, Encadernação Costurada, Miolo em Couché 150gr, 4x4 cores.

ISBN: 978-85-62002-06-9


Coordenação Editorial: Daniel Choma

Coordenação de Produção: Tati Costa

Legendas: Armínio Kaiser

Prefácio: Ana Luiza Martins

Artigos: Paulo César Garcez Marins, Vitor Carvalho, Daniel Choma, Tati Costa, Armínio Kaiser

Assessoria Técnica: Edson Luiz da Silva Vieira

Programação Web: William Cima

Web Design: André Bets e Daniel Choma

Realização: Instituto Câmara Clara

Apoio: ProAc - Programa de Ação Cultural, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura 

Patrocínio: Nestlé - Nescafé, Café Iguaçu


E-mail: contato@camaraclara.org.br
Site: www.camaraclara.org.br/graos