Projeto recupera e difunde fotografias do acervo do Foto Estrela, com ações que vão da higienização e digitalização de negativos a atividades em escolas, publicação de livros, exposições fotográficas e produção de novas fotografias que revelam transformações no centro de Londrina.

 
d

Concha acústica, Praça 1º de Maio, Londrina-PR.

À esquerda, 1952, foto de Yutaka Yasunaka;
à direita, 2010, foto de Edson Luis da Silva Vieira.




Do café a se perder de vista no horizonte, aos horizontes vencidos pelo concreto. Nos quarenta e oito anos que separam as duas fotografias acima, Londrina transformou-se verticalmente. Com os perobais ao chão, fez-se capital mundial do café e terceira maior cidade do sul do país.

E é neste caminho de transformações e segredos não revelados que o projeto Foto Estrela - outras revelações trouxe a público fotografias inéditas deste acervo que apresenta registros de Londrina nas décadas de 1950, 1960 e 1970.



Sob coordenação de Edson Luiz da Silva Vieira, Daniel Choma e Tati Costa, entre os anos de 2010 e 2012 foram desenvolvidas ações de pesquisa, difusão e educação patrimonial sobre o acervo fotográfico de Yutaka Yasunaka (proprietário do extinto Foto Estrela).

O projeto foi selecionado no edital de projetos culturais independentes do PROMIC - Programa Municipal de Incentivo a Cultura de Londrina, da Secretaria de Cultura de Londrina, sendo por ele patrocinado.

 

d

O fotógrafo e o tempo.

A frente do Foto Estrela entre 1952 e 2008, Yutaka Yasunaka transformou-se vendo a cidade se transformar. Do tempo dos cafezais em flor ao tempo dos cafezais erradicados, Yutaka registrou a cidade que do café nasceu. À esquerda, Yutaka Yasunaka na década de 1950 e, à direita, em 2010.
Projeto Foto Estrela - outras revelações. Foto recente: Edson Luis da Silva Vieira.




Sobre o projeto

Entre as ações de pesquisa estiveram a referencialização cronológica e geográfica de cerca de 150 fotografias, publicadas no livro. E, ainda, visita a dez lugares de memória e sociabilidade do centro de Londrina que têm destaque entre as imagens de Yutaka Yasunaka, onde registrou-se fotografias desses locais na atualidade - utilizando o mesmo tipo de filme, câmera e lentes, reproduzindo o ângulo fotografado por Yutaka Yasunaka décadas atrás. Os locais (re)fotografados foram: Concha Acústica, Praça da Bandeira, Catedral, Museu Histórico (antiga Estação Ferroviária), Museu de Arte Moderna (antiga estação Rodoviária), Avenida Paraná, Centro Comercial, Edifício Julio Fuganti, cafezal e Foto Estrela (Rua Maranhão).

 

    
    


Câmara obscura.

Com a mesma câmera utilizada por Yutaka Yasunaka em 1952, o fotógrafo Edson Luis da Silva
Vieira busca o enquadramento mais semelhante frente a Concha Acústica de Londrina.
Projeto Foto Estrela - outras revelações. Fotos: Daniel Choma.

 

Os resultados da pesquisa foram reunidos na segunda edição do livro Revelações da História: o Acervo do Foto Estrela. A publicação abrange uma revisão e ampliação da primeira edição, complementado pela inserção de fotografias inéditas de Yutaka Yasunaka, textos de reflexão sobre acervos fotográficos como patrimônio cultural e as potencialidades de desdobramentos de projetos de ação cultural em torno de fotografias.

Além da publicação e distribuição do livro, outra ação de difusão que está sendo realizada é a montagem de uma exposição fotográfica itinerante que traz à luz 75 fotografias do acervo do Foto Estrela, sob a forma de monóculos.

No segundo semestre de 2010, atividades de educação patrimonial foram desenvolvidas junto a estudantes de escolas estaduais, a partir do acervo do Foto Estrela e de diálogos sobre as imagens do tempo presente.

 
Foto EstrelaFoto Estrela
 
O Foto Estrela

Fundado em 1938 por Carlos Stenders, foi um dos primeiros fotos da cidade de Londrina, adquirido em 1952 por Yutaka Yasunaka, que o manteve em atividade por 56 anos, até que motivos econômicos e pessoais levaram-no a fechar o foto e vender o terreno. O prédio do foto, de elegante arquitetura da década de 50, foi demolido pelos novos proprietários em 2008.

Uma parcela do amplo acervo do Foto Estrela foi objeto da ação cultural do projeto Revelações da História: o acervo do Foto Estrela, que entre 2005 e 2006 higienizou, pesquisou, catalogou e digitalizou cerca de 1000 negativos correspondentes, em sua maioria, a fotografias da região central de Londrina, produzidas no objetivo de compor cartões postais, além de algumas plantações de café, paisagens rurais e inúmeras vistas aéreas.

A maioria das imagens foi registrada por Yutaka Yasunaka em negativos de acetato tamanho 6x6cm nas décadas de 1950 a 70, outras imagens são de Carlos Stenders, em negativos de acetato tamanho 6x9cm, referentes às décadas de 1940 e 1950.

Este rico material fotográfico encontrava-se armazenado inadequadamente, sob risco de rápida deterioração. Um grande trabalho de limpeza, restauração, catalogação e arquivamento foi realizado sobre estes negativos, verdadeiro patrimônio da cidade de Londrina.

Mais de 500 exemplares do livro e 100 unidades do CD-ROM foram distribuídos gratuitamente a bibliotecas, universidades, escolas públicas e instituições culturais de Londrina e região.


Foto EstrelaFoto Estrela

 

Como principal colaborador do projeto, Yutaka Yasunaka revelou aos pesquisadores como fazia para produzir as fotografias que depois se transformariam em Cartões Postais de Londrina. Seus depoimentos constituíram a linha condutora da narrativa visual do livro Revelações da história: o acervo do Foto Estrela.

 


Ficha técnica

Revelações da História: o Acervo do Foto Estrela

Ano de publicação: 2012.
Cidade: Londrina-PR. 2ª Edição.
ISBN: 978-85-62002-04-5.
Organizadores: Daniel Choma, Edson Vieira e Tati Costa.
Fotografias 1940-1970:
Yutaka Yasunaka e Carlos Stenders.
Fotografias 2010-2012: Edson Vieira e Daniel Choma.
Artigos: Ana Maria Mauad, Rogério Ivano, Solange Batigliana, Vanda de Moraes, Daniel Choma, Tati Costa, Edson Vieira.
Realização: Câmara Clara - Instituto de Memória e Imagem
Patrocínio: Promic - Programa Municipal de Incentivo a Cultura - Secretaria de Cultura - Prefeitura de Londrina.




 

Para saber mais
• Faça download do arquivo pdf com as primeiras 45 páginas do livro, contendo artigos e fotos do acervo >>>>
• Adquira a segunda edição do livro Revelações da História: o Acervo do Foto Estrela.
(+) >>>>

 



Para adquirir



Revelações da História:
o acervo do Foto Estrela

Descrição física: Livro de 176 páginas, formato 22x22 cm. Cor/PB. Capa dura, com laminação fosca e verniz localizado, encadernação costurada. Miolo em couché fosco 150 gr.
Palavras-chave: Fotografia, memória, arquitetura, patrimônio, educação, cidades


R$130,00
| Frete grátis
para todo o Brasil*

* Envio via Correios na modalidade Impresso Registrado. Prazo de entrega de 12 a 30 dias úteis, a depender do endereço.