Ao aroma do café – as fotografias de Armínio Kaiser

Quais os segredos latentes nas fotografias de Armínio Kaiser?
Durante mais de cinquenta anos, milhares de fotografias realizadas por Armínio Kaiser permaneceram guardadas, à espera, em antigas latas de biscoito. A luz e o ar foram capazes de corroer o ferro, mas não os sais de prata.

Registradas em sua maioria entre 1954 e 1970, as imagens retratam o cotidiano do trabalho na cafeicultura brasileira principalmente nos estados de São Paulo e Paraná, onde Armínio Kaiser atuou como agrônomo do Instituto Brasileiro do Café, mas também na Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina.

Neste documentário, historiadores, agrônomos, trabalhadores do café e familiares de Armínio Kaiser dão ânima às suas fotografias. Sob a sonoridade da viola caipira o olhar percorre os trilhos do tempo: dos terreiros da memória às areias movediças da história. Olhares, vozes e sentidos em torno de quadros silenciosos que permanecem à espreita, a provocar antigos sentimentos e novos questionamentos.

* * * * *
Para download deste documentário em alta resolução e das legendas das fotos nele presentes acesse o site: camaraclara.org.br/aromadocafe
* * * * *

FICHA TÉCNICA
Direção de Pesquisa e Produção: Tati Costa.
Direção, Câmera e Edição : Daniel Choma.
Trilha Musical Original: Domingos de Salvi.
Assistência de Produção: Edson Vieira.
Finalização de Áudio: Paulo Lahude Costa.
Fontes das fotografias presentes no filme: Coleção Armínio Kaiser – Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss e acervo digital do Instituto Câmara Clara.
Projeto realizado com recursos do ProAC.
Patrocínio: Nestlé.
Site: camaraclara.org.br/aromadocafe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *